• Mapatele

Comidinhas Saudáveis para Festa, será???


Sempre quando falo de comidas de festas aqui no blog, vem na minha cabeça uma dúvida muito grande, e acredito que seja a dúvida de muitas mamães na hora de pensar nas festas dos filhos.


Que tipo de comida servir?


Sempre me sinto um pouco culpada nessa hora, pois, tradicionalmente, as festas são sinônimos de muitos doces e salgadinhos fritos, guloseimas, que de saudável acabam não tendo nada, mas como mãe me sinto na obrigação de pensar em alternativas mais saudáveis para oferecer ao meu filho.


As pessoas já vão para as festas esperando por todas as gostosuras, confesso que sou uma delas, não é a toa que me batizei de Mamãe Brigadeiro, e logo penso;


Será que adotando um cardápio mais saudável não espantaria os convidados também?


Quando pensamos no cardápio da festa, todos esses aspectos devem ser pensados, incluindo a idade da maioria dos convidados, o gosto do homenageado e não podemos esquecer também, as crianças e adultos com restrições, como os casos de intolerâncias e alergias alimentares, muito sérios, que vem crescendo muito entre a população.


Então porque não unir tudo, é uma festa, a ideia não é servir doces e frituras para os pequenos todos os dias, mais sim proporcionar a eles um momento de celebração e alegria. Um momento fora da rotina.


Você pode sim, servir opções mais saudáveis e nutritivas para as crianças, mas não acho que devemos classificar esse ou outro alimento como o vilão. Acabamos por esquecer que comer deveria ser um prazer e não motivo de culpa e frustração. Salvo os casos de restrições médicas, faz parte do desenvolvimento da criança experimentar sabores e texturas diferentes, e tendo opções, os pais podem escolher o que acharem melhor para dar ao seus filhos, sem julgamentos ou críticas.


Dessa forma, quando fazemos uma festa, temos que ter em mente que o cardápio irá, também, unir as pessoas nessa celebração. Celebrar nada mais é que reunir quem amamos em volta de um motivo em comum, regado a momentos de alegria e prazer onde a comida é um ingrediente fundamental.


Para nós mamães festeiras, vale a pena colocar a mão na massa, pensar em receitas diferentes, apresentações mais caprichadas e divertidas, escolher e até substituir ingredientes, podemos, sim, preparar nós mesmos o Cardápio, se for o caso. Tudo para que ele saia do jeitinho que a gente quer e que nossos filhos merecem.


Tenho uma amiga, a Michele do Gourmetzinho do Miguel, mãe do Lucas, do Gabriel e do Miguel, que desenvolve um trabalho muito lindo, voltado para a nutrição das crianças, em todas as fazes do desenvolvimento, desde os 6 meses até a adolescência. Ela usa e abusa da criatividade, criando e adaptando receitas, super nutritivas e saborosas. Quando pensei em escrever esse post, pedi pra ela algumas dicas e receitinhas diferentes, para inspirar nós mamães na hora de prepararmos as nossas Festas.


Para começar olha só a Festa que ela preparou para os 2 Anos do seu caçula, o Miguel, que arraso!!!


Com o Tema Quitandinha do Miguel, Frutas e Legumes foram os astros dessa Festa, super divertida e colorida.





















Saladinhas de fretas, sucos naturais, gelinhos e de lembrancinha uma linda cestinha de frutas, legumes e alguns docinhos é claro!!!


Tudo muito lindo não??? Dá para a gente se inspirar, não dá?

Confere só a receita desse Patê de queijo Parmesão que foi servido na festa, com pepinos e cenouras cortados em palitos

Ingredientes: •1 potinho de requeijão (200ml) •1 xícara (chá) parmesão fresco e ralado •1 batata pequena cozida (sem casca) •Leite (para dar o ponto) •Pitada de sal •Orégano a gosto Modo de preparo Coloque todos os ingredientes no processador exceto o orégano e o leite. Bata bem até formar uma pasta. Aos poucos adicione um fio de leite até atingir a cremosidade desejada, e por fim acrescente o orégano e misture manualmente. Validade: 5 dias sob refrigeração. Indicação: à partir de 1 ano. Além do pepino e cenoura, esse patê fica uma delícia com pães, torradinhas e na saladas.


Ficou com água na boca, né? Olha só mais algumas opções, que a Michele separou, com todo carinho, pra gente compor uma mesa de festa mais saudável e super saborosa.



Coxinha de macaxeira (mandioca)

Ingredientes: •400g de macaxeira cozida e morna •1 pitada de sal •Fio de azeite •2 colheres (sopa) farinha de arroz •Água do cozimento da macaxeira •Aveia em flocos finos •Recheio de sua preferência (eu fiz de frango).

Modo de preparo:

Amassar a macaxeira com o sal

Adicionar a Farinha de arroz e misturar com a mão

Colocar o azeite e misturar.

Abrir pequena bolinhas, colocar o recheio e moldá-las na forma de coxinhas.

Agora é só empanar na água do cozimento e passar na farinha de Aveia.

Depois é só assar

Forno tradicional 200°C por 12 minutos

Air Fry 180°C por 7 minutos

As coxinhas assadas na Air Fry ficaram mais crocantes mas nada comparado com as tradicionais coxinhas fritas em óleo. A coxinha ficou um pouco pálida porque foi empanada na aveia e não na farinha de rosca. Caso queriam uma massa mais coradinha é só colocar uma pitadinha de açafrão na etapa do purê. Rendimento: 8 unidades generosas

Trufas de coco adoçadas com tâmaras

Ingredientes:

•1/2 xícara (chá) farinha de amêndoas •1/2 xícara (chá) farinha de coco •1 xícara (chá) de coco ralado •Um pouco de coco ralado para decorar •Óleo de coco para dar o ponto •10 tamaras •80g de chocolate 70% cacau Modo de preparo: Deixe as tâmaras de molho na água por 30 minutos. Passe no processador ou Mixer sem a água do molho, não precisa bater muito para deixar pequenos pedacinhos. Em um bowl, coloque todos os ingredientes, exceto o óleo de coco e o chocolate. Misture bem com as mãos, e aos poucos, coloque o óleo de coco para umedecer a massa. Faça bolinhas apertando delicadamente, se a massa ainda estiver esfarelando, coloque um pouco mais de óleo de coco. As bolinhas precisam ficar firmes sem quebrar. Derreta o chocolate em banho Maria ou no micro-ondas e mergulhe as bolinhas delicadamente uma de cada vez. Salpique um pouco de coco ralado e aguarde o chocolate endurecer. Recomendo aguardar o chocolate firmar em temperatura ambiente e não na geladeira. As trufas ficam doce na medida

Bolinho de amêndoas com cacau

Ingredientes: •1 xícara de açúcar de coco ou mel quanto baste •3 colheres (sopa) cacau em pó •2 colheres (sopa) óleo de coco •1 xícara e 1/2 de leite vegetal ou de vaca •2 ovos (eu removi a pele) •2 xícaras de farinha de amêndoas •1/2 xícara de farinha de trigo comum •1 colher cheia (sopa) fermento •Amêndoas para decorar - OPCIONAL Modo de preparo: Bata no liquidificador o açúcar (ou mel), os ovos, o óleo e o cacau até ficar homogêneo. Transfira a massa para um bowl e acrescente as farinhas, misture bem. Incorpore delicadamente o fermento. Disponha a massa em forminhas de papel amanteigados (cupcake) ou em uma forma comum devidamente untada e enfarinhada. Decore os bolinhos com amêndoas em lâminas ou trituradas. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 a 20 minutos. . Rendimento: 12 und.

Pãozinho de Batata doce e Chia (SEM leite e SEM ovos)

Ingredientes: •2 xícaras (chá) batata doce cozida e espremida •2 xícaras (chá) polvilho doce •1 xícara (chá) polvilho azedo •Água morna para dar o ponto (a massa deve ficar parecida com a massa de modelar, lisinha e ao ponto de ser enrolada, não pode esfarelar) •1/3 xícara (chá) óleo •1 colher (sobremesa) sal •2 colheres (sopa) chia Modo de preparo:

Misture a batata doce cozida e amassada com o polvilho doce e 1/3 de xicara de água.

Acrescente o polviljo azedo, o oleo e mais 1/3 de xicara de água

Acrescente sal e a chia e mais 1/3 de agua até ficar uma massa lisinha sem esfarelar.

Faça bolinhas asse no forno ou na maquininha de cupcake.

Você pode congelar também. Maquininha de cupcakes: 8 minutos Forno convencional: pré aquecido a 180°C - 20 minutos. Validade: no máximo de 2 a 3 meses congelados após a data da produção, já que não levam conservantes. Para assa-los basta retirar do freezer e levar direto ao forno pré aquecido até ficarem douradinhos e fofinhos.

Todas essas receitinhas e muitas, muitas outras mesmo, estão no perfil dela lá no Instagram, é só você seguir.


Ela também lançou um livro, O Gourmetzinho do Miguel com 50 receitas exclusivas e 100% saudáveis distribuídas para atender desde os 6 meses de vida até a fase adulta, 5 inspirações de lanche escolar e muitas dicas. Aproveita que tem promoção de aniversário até o dia 31/08, e clique aqui para saber como comprar.

Eu já vou pedir o meu.


O cardápio da festa deve, sim, ter opções para todos os gostos, deve ser cheio de sabor e variedade, deve transmitir alegria e dar prazer para quem dele comer. Só é preciso equilíbrio, respeito e bom senso.


Olhem só essa galeria com ideias de comidinhas divertidas para as festa dos pequenos.

(Fonte Pinterest)


As opções são infinitas, e a criatividade deve correr solta. Você pode usar frutas e legumes no palito, ou cortadinhos; lanches com ingredientes naturais e frescos em formatos divertidos; sucos e iogurtes naturais.

E saiba; é boa pedida, sim, fazer as festas infantis com opções mais saudáveis, nutritivas e criativas. Todos saem ganhando e a festa fica ainda melhor.

Para concluir, não importa as receitas que você escolha, o importante é fazer das festas dos nossos filho um momento mágico e único, respeitando cada um, nos seus gostos, nas suas necessidades e particularidades, afinal a festa é para eles.

Eles são muito preciosos, são verdadeiros presentes de Deus e nós temos a obrigação de proporcionar uma infância plena e feliz para os pequenos!

E ai gostou? Deixe nos comentários o que achou, qual receita mais gostou.

Compartilhe com os amigos.

Seja você também uma Mamãe Brigadeiro, um Papai Beijinho.

Um beijo e até o próximo.

#gourmetzinhodomiguel #LGDM #comidassaudáveisparafesta #comidinhassaudáveisparafesta #cardápiodefesta #festasaudável #inspiraçõesdefestas #ideiasparafesta #oqueservirnafesta

63 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com