• Mariana Pantalena Leal

Comece sua Festa Sustentável por aqui

Como pequenas ações podem nos abrir caminho pra tornar nossas festas mais sustentáveis.





Quando falamos sobre isso podem surgir vários bloqueios e desafios na nossa frente como:


· Queremos agir, mas muitas vezes não sabemos como;

· Estamos presos as mesmas práticas e acabamos não enxergando novas;

· Nosso ritmo de vida hoje não nos dá espaço para fazer as reflexões necessárias;

· Não entendemos a importância das nossas ações individuais nesse processo de mudança;

· Não nos achamos capazes de mudar algo tão enraizado e seguimos a maré;


Esses são só exemplos que nos afastam e acabam nos impedindo de adotar novos hábitos, e novas formas de fazer nossas festas.


Apesar disso tudo a primeira coisa é entender que é PRECISO fazer alguma coisa, hoje é uma urgência, COMEÇAR é muito importante, temos sim RESPONSABILIDADE e precisamos assumi-lá.


Cada atividade que fazemos gera uma impacto que pode, sim, comprometer as gerações futuras.


Quando falamos de fazer festas mais preocupada com o futuro, falamos de adotar novas práticas na hora de pensar, planejar , produzir e vivenciar as festas.


Sabemos já que nossas festas precisam estar comprometidas com o futuro. O que podemos ainda não saber é que são as nossas relações que acabam influenciando no resultado das nossas festas por isso temos que pensar em relações de equilíbrio e respeito.


Separei 4 delas para que a gente comece a refletir e a vencer tudo que nos trava nessa hora e não fique mais esperando a "melhor hora de começar".


A melhor hora é agora!


1. Respeitar as pessoas e suas diferenças;

As pessoas são diferentes e quando falamos de uma festa precisamos respeitar e se atentar a essas diferenças, existem por exemplo, pessoas com necessidades especiais, com restrições alimentares, isso é cuidado, é respeito, inclusão.

Procure saber isso dos seus convidados, por exemplo. sO que adianta convidar uma pessoa para sua festa e não saber nada sobre ela. E ainda pode ser necessário ter algumas condições especiais na sua festa para atender a todos.


2. Respeitar a natureza e seus recursos;

Nesse caso podemos abranger tantas áreas e problemas que nossas festas podem gerar, como o lixo da festa, o uso de energia, de água, poluíção plástica, tudo tem relação com assumir a nossa responsabilidade no processo. Tudo que compramos é nossa responsabilidade do inicio ao fim e com uma festa não é diferente. Não ache que o problema é do outro, reduza e separe o lixo. Economize recursos como energia e água.


3. Valorizar o trabalho e a dignidade do outro;

Isso tem relação com contratos de trabalho e salários justos para quem está te prestando um serviço, respeitar cada pessoa não importando sua condição ou situação, ou tipo de trabalho que exerce. Cada trabalho precisa ser remunerado de uma forma justa e que não tire a dignidade das pessoas. Isso profissionaliza o mercado e promove um crescimento mais sustentável para todos.

4. Consumir de forma equilibrada e sem exagero;

Pesar nossas escolhas de consumo, inclusive a forma como consumismo, não sair comprando tudo que ver pela frente.

Se planejar, escolher melhores opções, evitar o exagero, comprar de pequenas empresas, artesãos, negócios locais, empresas responsáveis, diminuir as distâncias e entrepostos.

Essas são só a ponta de um iceberg que pode incluir ainda mais coisas, e você ai o que mais poderia juntar a nossa lista?


O que você já mplementa na hora de fazer sua festa? Me conta.


Comece com o que tem, vá atrás do que achar que precisa e encontre no meio do caminho o seu próprio caminho.


Serve para fazer festa, serve pra vida!


Um Beijo e até o próximo!


Mari





#decoracaodefesta #decoracaoecologica #festasustentavel #consumoconsciente #festasinfantis #festasecologicas #festaconsciente #melhoresescolhas #sersustentavel #nossasescolhas #praticassustentaveis



mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com