• Mariana Leal

Festa Sustentável sem surtar.


Por muitas vezes pensar em uma festa sustentável, uma festa mais consciente, parece algo difícil. Muita gente acha, até, que é estar na contramão das novas tendências do mercado, fora da curva da industria festeira. Escolher fazer um festa assim pode ser capaz de tirar a paz de qualquer mãe preocupada com o futuro do seu filho. Mas não precisa ser.


Nessa matéria quero dar algumas dicas práticas de como fazer Festas de formas mais sustentáveis, com atitudes simples e mudanças de hábitos gradativos e constantes, porque qualquer mudança faz toda a diferença, e precisa ser respeitada, não porque está "na moda" mas porque é uma necessidade.




Uma coisa é inegável, senão repensarmos nossos hábitos de consumo caminharemos cada vez mais para a nossa propria extinção, e não tem exagero nessa afirmação, tem é muita preocupação e necessidade de mudança. As gerações futuras agradecem.


Agora é o momento de surtar?


Não calma ainda não.


Você pode até pensar que fazer festa não tem nada com isso, afinal a festa dura só poucas horas, só que, muito pelo contrário, fazer festa gera um grande impacto ao meio ambiente e a forma como planejamos, preparamos e fazemos a festa faz toda a diferença no tamanho desse impacto e principalmente no legado que queremos deixar aos nossos filhos.


Então a solução é não parar de fazer festas para as crianças?


Não, claro que não. Amo festa e tenho certeza que quem me segue sabe o quanto que eu acho essencial celebrarmos a vida e cada momento.


A solução é pararmos de achar que não é problema nosso, é sim.

Temos que parar para pensar um pouco nas nossas escolhas e através delas proporcionar momentos de celebração com significado e respeito.

Precisamos nos comprometer, verdadeiramente, com o futuro.


Afinal o que queremos para nossas crianças é "...Muita felicidade e muitos anos de vida.."




Você sabia que desde 29 de julho, nós estamos em débito com nosso planeta? Desde 29 de julho desse ano estamos no vermelho, isso quer dizer que o planeta já não consegue regenerar o que utilizamos dos recursos naturais a tempo de usarmos no ano. Segundo o O WWF-Brasil "Desse dia em diante, passaremos a consumir mais recursos do que o planeta consegue regenerar. Neste ano, o limite bateu um recorde: nunca havia acontecido tão cedo desde que o planeta entrou em déficit ecológico no início dos anos 1970. Há 20 anos, essa data caiu para 29 de setembro; dez anos atrás, para 18 de agosto."


Depois dá só uma olhada nessa materia, aproveita e calcula sua pegada ecológica, fiquei super preocupada com a minha que é 1,6.

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/?72262/Em-2019-Terra-entra-no-cheque-especial-a-partir-de-29-de-julho



Agora pode surtar!!!!!!


Brincadeira!!!


Um erro comum está em achar que mudanças superficiais e imediatistas mudarão esse panorama, acredito que a mudança precisa ser na essência, ser verdadeira, ser profunda, só assim será permanente, e nenhuma mudança é fácil. Por isso ela precisa ser gradual, consciente e principalmente repeitar a realidade de cada um.



Não dá para radicalizar, tem que entender, entender principamente que não é só por nós mesmos, é por todos, principalmente por aqueles que mais amamos, que essa mudança se faz necessária.


Não quero, aqui, impor um manual com regras rígidas do que você deve ou não fazer na sua festa, afinal ela é sua. Quero levantar pontos de mudanças que estão servindo pra mim e podem te inspirar a achar o seu caminho.


Quer tentar?


1) Simplificar

A primeira mudança que fiz por aqui foi simplificar.

Nada de festas exageradas, cheias de coisas. Agora as festas aqui são mais simples, para menos pessoas, tentando evitar o desperdicio e ainda economizando.

Hoje faz muito mais sentido pra mim.

Isso não quer dizer uma festa feia, de qualquer jeito, muito pelo contrário, hoje penso no que é essencial, nos detalhes, no que faz a diferença de verdade, tudo com muito cuidado e todo o carinho do mundo.

Hoje nas minhas festas tem o que é realmente importante pra mim e minha familia como por exemplo:

  • Os convidados que fazem parte da nossa vida de verdade. Que são presentes e se fazem presentes.

  • Comida na medida e com simplicidade, hoje penso no sabor, em qualidade e não na quantidade,. Ninguém precisa sair da festa explodindo de tanto que comeu, mas sim, satisfeito por ter saboreado comidinhas gostosas de verdade.


Sou fã de brigadeiros tradicionais, pra mim, só eles já fazem uma festa!




2) Conscientização e ação.

Pensar no depois, no que fica quando a festa acaba, no que cada um leva da festa e no que acaba de verdade.

Podemos começar pelo lixo que essa festa vai gerar? Hããaa, pelo lixo?

Sim, já pensou que ele é o legado da festa, por mais que o caminhão de lixo leve tudo no dia seguinte, ele vai parar em algum lugar. Será que é o lugar certo, o que será feito com ele?

Por aqui estou buscando soluções para diminuí-lo com escolhas diferentes;

  • Reduzindo o uso de plásticos, principalmente os que são usados uma única vez e vão para o lixo, como embalagens plasticas, embrulhos, descartáveis como pratos, copos e talheres plásticos.

  • Lembrancinha úteis ou comestíveis, nada de bugingangas que só servem para juntar pó.

  • Uso de copos individuais, cada um ganha um copo que é seu durante toda a festa. Ou uso os descartáveis de papel.



Essa caneca é um exemplo disso. Além das pessoas usarem durante toda a festa ela também ficou com lembrança dessa festa e assim pode ser usada várias vezes mais.








Vou confessar para vocês outra coisa que venho fazendo ultimamente. Eu tenho comprado requeijão e milho em copos de vidro para poder reutilizá-los aqui em casa. O mais legal é que são otimos para os dias de festa em casa, ou quando reunimos os amigos.



  • Decoração feita com papel. O papel se decompõe muito rápido na natureza, além das peças feitas com papel poderem ser usadas novamente depois.


  • E no final da festa, separando o lixo da forma correta para a coleta. Aqui em casa ainda não passa caminhão da coleta seletiva com frequência, mas separo o lixo para os catadores que passam sempre antes do caminhão normal de coleta de lixo.



3) Usando o que tenho em casa ao máximo.

Tenho tentando começar os planejamentos por essa questão e através dela ir fazendo as escolhas do que fazer para a festa, como fazer, com o que fazer e principalmente o que consigo fazer sem precisar comprar.





Esse prato minha Vó que me deu e eu uso muito ele nas festa aqui em casa. Para servir, ou na decoração.













4) Alugando itens de festa em

casas especializadas.

Além de super prático você não precisa se descabelar senão tiver alguma coisa para sua festa, nem sair comprando um monte de coisa que não vai mais usar.

Isso te dá muita liberdade para criar e fazer uma festa diferente da outra, além de ficar sempre antenada com as novidades do mercado.



Para essa festa eu aluguei alguns itens para compor a decoração como esse banquinho amarelo e algumas bandejas e suportes para doces.









5) Comprando de micro e pequenas empresas.

Não é porque você vai fazer uma festa em casa que tem que dar conta de tudo.Não cai nessa armadilha, se proponha a fazer o que realmente consegue, sem se extressar. Para todo o resto existe um mercado de festa em crescende desenvolvimento, com muitas pequenas empresas espetaculares, preocupadas com a sustentabilidade e com o meio ambiente, que oferecem serviços e produtos fantásticos para deixar sua festa ainda melhor. Use a abuse dele.



Sejam os doces, salgadinhos, lembrancinhas, comprar de micro e pequenas empresas é super importante para o desenvolvimento sustentável da economia. Todos ganham. Fico muito atenta a forma como a pessoa produz, seu profissionalismo, os materiais que usa, como são suas embalagens, entrega entre outras coisas.

Procure por empresas que você se identifique.

Peça indicações de quem já comprou.


Olha essa lembrancinha feita em feltro que eu encomendei para a festa Dino do meu pequeno, foi um sucesso.



Cuidado, procure sempre por profissionais tem muita gente não profissional no mercado também.



6)Reutilizando

Dando nova utilidade a itens que eu ia jogar fora.

Esse, com certeza é a parte onde eu mais me divirto, peguei uma mania de ver festa em tudo, todo objeto, embalagem, já penso na possibilidade de ser usado na decoração de uma festa, fico sempre buscando algo que posso fazer para não jogar aquela coisa fora por jogar, pensando se ela pode ser útil de alguma forma. Isso já me rendeu algumas coisas bem lindas para minhas festas olha só.




  • Acho que começou aqui. Quando meu filho começou a comer papinha, resolvi guardar os potinhos, já tinha visto várias lembrancinhas feitas eles e queria aproveitar também. Então pedi pra todo mundo guardar pra mim e quando ele fez 1 ano eu tinha 50 potinhos e fiz esses porta foto/recados com eles para a festa do meu Pequeno Príncipe.


  • Um dos vídeos mais assistidos do Canal é esse onde faço suporte e bandejas usando materiais reciclaveis como papelão e garrafas pet. Vai lá ver e depois me diz o que achou!



  • A decoração da festa de 4 anos do meu Pequeno foi toda feita com papelão, inclusive os moveis dá só uma olhada. O mais legal que eles ficaram e viraram parte das brincadeiras do dia a dia dele e dos amigos aqui em casa.






De uns tempos pra cá venho priozirando essa práticas na hora de fazer minhas festas, claro que ainda precisa de muito aprendizado, muita coisa ainda preciso mudar, abrir mão de algumas outras coisas, mas estou muito feliz com os resultados que estão aparecendo. Cada festa é, sim, um desafio, mas me encanto por ele, por todo o processo, pela busca de alternativas que possam deixar um legado melhor para meu filho. Quero que ele sempre se lembre desses momentos, que eles sejam especiais na sua vida. Quero que ele entenda que todos nós somos parte desse mundo e estamos todos conectados, que uma pequena mudança em cada um pode gerar uma grande mudança no mundo todo.


E você o que achou dessas ideias? Compartilha com todo mundo que ama festa e me conta o que mais podemos fazer para deixar nossas festas mais sustentáveis e especiais.


Eu sou responsável pelo futuro do nosso planeta, todos nós somos.

Espero que tenha gostado eu adorei.

Um beijo e até o próximo.

Mari


Para mais idéias e dicas

Siga no instagram

Se inscreve no nosso Canal


#festasustentável #sustentabilidade #vaiplaneta #festaemcasa #respeitopelomeioambiente #salveaamazonia #salveomundo #souresponsavel #festadeaniversário #festaecologicamentecorreta

15 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com