• Mapatele

Tendencias e Inspirações para festas (parte 1)


Dois anos atrás, quando o blog ainda era só um hobbie, escrevi um post que fez muito sucesso, mostrando algumas ideias e inspirações do que seriam tendências nas Festas em 2017.

Todo mundo gosta de saber as novidades, não é?

Hoje resolvi ver o que mudou, o que ficou, o que ainda é tendência e o que vamos continuar vendo nesse mundo tão dinâmico que não para de se reinventar.

Primeiro, se você estiver planejando uma festa precisa saber quais são as opções que você tem para arrasar na sua produção. Segundo que é muito legal ver como as coisas mudam e se reinventam muitas vezes para melhor.

Mas lembre-se, não existe apenas um caminho, você tem total liberdade para trazer para sua realidade, o que melhor te representa. Não se prenda ao que todo mundo está fazendo, conheça as tendências, veja quais profissionais estão antenados com elas na hora de contratar, quais as novidades que você, realmente, gosta, como gostaria de usá-las e deixe a criatividade trabalhar.

  • Cores

Comecei falando da Cor do Ano segundo a Pantone, ela sempre é tendência, pois é escolhida através de estudos e mudanças de comportamento. Naquele ano a cor escolhida foi a Greenery, um verde fresco, meio amarelado, neutro que remete a nossa conexão com natureza. Foi uma cor muito combinada com tons neutros, pasteis e alguns toques de tons metálicos como o dourado, ainda muito tímidos. Foi bastante usado nas festas, principalmente em festas adultas, como casamentos, mini weddings, chás de cozinha.

O que podemos dizer que essa cor aguçou o gosto pelo uso de plantas verdes como as suculentas e muitas folhagens na decoração de festas, seja em arranjos, como lembrancinhas e às vezes como um tema mesmo, ou elemento principal. Isso se manteve e ganhou muito espaço, e hoje podemos ver infinitas produções como essas.

fotos.

Foto: www.marthastewart.com

Foto: www.weheartparties.com

No ano seguinte, 2018, a cor escolhida pela Pantone foi o Ultra Violeta uma cor forte que causou certo desconforto no mundo das festas.

Não notei uma grande adesão principalmente nas festas infantis, vi muitas decorações deslumbrantes de casamentos usando essa cor, mas quase nada nas festas infantis.

Com combinações com o próprio verde, tons de rosa e Pink e também com vermelho, foram as que mais me chamaram atenção.

Foto: www.elegantweddinginvites.com

Já esse ano a cor escolhida, Living Coral. Ela deu novo animo aos festeiros e noto que está se tornando uma queridinha.Talvez pela energia e alegria que essa cor traz transmite, ou talvez pela infinidade de combinações inusitadas que ela possibilita, despertando a criatividade dos festeiros. Com certeza ainda vamos ver festas lindas com essa cor e suas combinações. Olha só o que já temos para nos inspirar.

foto: theweddingplaybook.com

foto: https://www.instagram.com/lilianruas

foto: bodasyweddings.com

foto: mojasvadba.zoznam.sk

Falei naquele post também sobre a cor metálica Rose Gold, desde 2015 essa cor começou a ser usada, principalmente na Europa e depois nos EUA, na decoração de interiores e objetos de arte e designer, em 2016 caiu no gosto mundial.

Essa cor tem seu destaque nas festas, nos objetos de decoração, peças e suportes para doces, detalhes e acabamentos. Ela continua com tudo e ainda arrastou outros tons metálicos para os holofotes junto com ela para as fests infantis.

Foto: www.etsy.com

foto: www.in2weddings.com

fonte: www.facebook.com/TheBakesmithMarietta

Hoje podemos ver esses tons metálicos e cromados se destacarem com força nos balões em composições deslumbrantes. Vamos falar deles depois com mais detalhes.

Em resumo podemos destacar que as paletas de cores hoje estão tendendo para uma mistura maior entre texturas, do que de tons. As composições com poucas cores, ou até um único tom, ou ainda tom sobre tom, com misturas de textura e acabamentos entre eles metálicos, foscos e brilhantes estão com tudo.

  • Materiais

Os materiais são determinantes na Decoração de uma Festa, a escolha vai de encontro com o estilo do decorador, resultado esperado e principalmente o conceito da Festa.

Apesar de que todos os materiais são "permitidos" na produção de uma festa, alguns ganham cada vez mais destaque e diversidade de usos. A criatividade não tem limite e as técnicas e ferramentas usadas também não.

Uma coisa que segue firme e forte é o uso de Papel na decoração de uma festa. Ele se tornou protagonista em muitos projetos. Muito além da sua versatilidade e as infinitas possibilidades, a economia e praticidade na hora de usar também o tornaram um queridinho, isso sem falar que, com o Papel, é possível criar praticamente tudo para uma festa.

foto: mimokids.com.br

foto: www.instagram.com/dona_papel

O que aumentou também foi o numero de mães que resolveram se virar nos trinta, mais um pouquinho, e produzir suas próprias festas sozinhas, só que ela cada vez mais buscam por praticidade e economia. Isso porque a vontade de festejar não diminuiu, e sim o tempo e o dinheiro. Abrindo espaço para empresas que oferecem soluções nesse sentido, como as de kits prontos para a festa, que são verdadeiras “Festas na Caixa” como o próprio nome diz. Essas empresas estão se especializaram em fazer kits do mais simples ao mais completo, a maioria podem ser personalizados e entregues em casa, onde o único trabalho que as mães tem é montar no dia da festa.

Eu sou muito suspeita para falar, porque eu adoro papel, quase tudo que faço por aqui é com papel, justamente por todas as vantagens que ele traz. Tenho certeza que, o uso do papel nunca sairá de moda, ele tem muito potencial e versatilidade a ser explorado.

  • Temas

Com relação aos temas para as festas seguimos alguns padrões anteriores, onde os filmes, seriados de TV, desenhos animados, fazem o maior sucesso nas Festas infantis, e são muito solicitados pelos pequenos. Os que prometem agora são os da Disney, como sempre, Rei Leão, Aladim, Dumbo, Toy Story, Frozen. Os super heróis como Miss Marvel, Vingadores, Homem Aranha, entre outros que continuam super em alta.

Como novidade, mas nem tanto, os temas únicos, com olhar afetivo, com significado ganham cada vez mais espaço. São aqueles temas que dizem muito do aniversariante, como seu brinquedo favorito, a brincadeira que ele mais gosta, sua fruta predileta, etc.

foto: yuppifest.blogspot.com

Temos a escolha de animais inusitados também em alta, quem não se lembra da Lhama ou do Flamingo, agora entram na roda mais alguns animais como pássaros diversos principalmente tropicais, como araras e tucanos. As raposas continuam com tudo, e agora vamos ter também, porco espinho, esquilos, pinguins, entre outros que ainda vamos ver aparecendo, aqui também vai do olhar e sensibilidade do festeiro, para criar temas cada vez mais lindos e diferentes para se destacar.

foto: festademenino.com.br

E ai estão gostando das dicas? Já teve várias ideias para sua festa? Já compartilha com todo mundo que ama uma festa linda!

No próximo post sobre inspiração vamos continuar falando das tendencias que estão com tudo, falaremos de balões, doces, sustentabilidade e muito mais, espero você!

Um beijo e até o próximo.

Mari


#Greenery #GoldRose #trendsparty2019 #tendenciasdefesta #oqueestáemalta #inspiraçõesparafesta #rosegolg #Pantone #LivingCoral #ultravioleta #papelariadefesta #festanacaixa #kitsdefesta #festaraposa #festaporcoespinho

5 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com