• Mariana Leal

Como fazer uma festa? Criar ou Copiar?


Hoje vamos falar de um item que na hora de produzir uma festa, é o terror para muitas mamães;


Encontrar as ideias do que fazer para sua festa.


O problema, na maioria dos casos, não está em achar ideias, inspirações e referência porque, com a internet, é possível encontrar "de um, tudo", sem grandes esforços.

A dificuldade está em como usar essas referências para criar a sua festa. Mais especificamente, como usar essas inspirações e produzir a sua festa de forma diferente, com criatividade e personalidade, fugindo da simples cópia. Não é mesmo?


Ai você pode me dizer;

"Eu não tenho criatividade, não consigo imaginar, nem criar nada novo."

.

O que eu tenho a dizer sobre isso é bem simples:


"Consegue sim“


Ai eu te digo mais.


“Todos nós nascemos criativos, e não perdemos essa capacidade, apenas a deixamos de lado.”


Nascemos com a capacidade de sermos criativos. O Problema é que, no decorrer da vida, não a utilizamos com frequência, pois a maioria de nossas atividades do dia a dia são automáticas, rotineiras e acabam por não nos fazer usar a criatividade como deveríamos. Isso nos faz, por muitas vezes, acreditar que não somos criativos.

A Criatividade nada mais é que um exercício, uma forma da mente trabalhar para encontrar soluções onde, aparentemente, não tem ou estão escondidas. Criatividade é usar o que temos, o que conhecemos, o que experimentamos, o que vivenciamos, para criar algo diferente, novo, e às vezes inovador.




Olha aqui esse exemplo de ideias que eu usei para fazer a festa do 2º ano do Yuri.


De festas diferentes eu separei detalhes que me chamaram atenção:



Como essa pipa de Feltro, eu adorei e usei ela como base inclusive para definir as cores na festa. Foi de onde começou todo o trabalho





Fonte: https://br.pinterest.com/


Eu me encantei por esse painel, e acabei usando o conceito dele para fazer o meu.

Fonte: https://br.pinterest.com/

Dessa foto tirei a inspiração para fazer as bandeirinhas e gostei muito da alegria que essa combinação de cores passou pra mim.

Fonte: https://br.pinterest.com/

Não foi uma festa grande, fiz na minha casa mesmo, para bem poucas pessoas, mas eu queria uma mesa linda e diferente e acabei produzindo praticamente tudo para a decoração, inclusive as peças da mesa e suportes de doces e bolos. Me inspirando nessas referências e em muitas outras que fui encontrando pelo caminho. Usando, explorando e arriscando com Criatividade e muito amor.

O resultado foi esse, o que achou?

Mas como reativar a criatividade, ou melhora-la para conseguirmos fazer nossas festas da melhor forma possível?


É bem simples, exercitando, usando-a, explorando-a.

A criatividade não se resume em criar coisas novas, criatividade é pegar o que eu tenho e melhorá-lo, é explorar talentos que eu, às vezes, nem sei que possuo, é arriscar. Por isso, a busca por referências e inspirações é o começo para desenvolvermos nossa criatividade. É vendo a solução que uma pessoa deu para aquele tema, que podemos encontrar a nossa própria solução. Vamos para algumas dicas práticas:


1)Para fazer isso tudo funcionar comece buscando referências ligadas ao tema que você escolheu para sua festa, veja o que já foi feito, como foi abordado. Depois que tiver se familiarizado com as soluções possíveis para a sua festa, vá atrás de novas opções, vá atrás do que consegue fazer, de onde pode ter seu toque especial, do que pode ser feito diferente.


2)Não se prenda apenas às referências relacionada ao tema que você escolheu, isso, pode te ajudar ainda mais. Exercite o olhar, não deixe ideias legais passarem despercebidas, novamente, isso é exercício. Com certeza você vai achar várias ideias e técnicas diferentes e vai, aos poucos, adaptando ao que você quer fazer, de forma criativa e pessoal.


3)Use a internet a seu favor, com certeza é o local mais fácil, acessível e democrático para achar ideias, inspirações e referências, você pode achar de tudo, o que está procurando e até o que não está. Você pode encontrar muita coisa usando o Google, Pinterest, Blogs, Grupos no Facebook, etc. De todos esses e outros recursos e ferramentas para encontrar inspiração, o que eu uso mais é o Pinterest, pois tem um conteúdo especifico, voltado para a criatividade e divulgação de ideias, onde posso salvar as imagens em pastas e consultar sempre que precisar.


4) Fique de olho nas Tendências e novidades, o mercado de festa é muito dinâmico e está se reinventando a cada dia. Como tudo que tem relação com comportamento e consumo, ele acompanha as mudanças, se reinventa. E estar atento a isso fará você ter acesso ao que tem de mais novo e criativo no mercado.


5) Nem só de festas vive a criatividade de uma festeira. Como o mercado de festa segue as tendências e novidades, varias outras áreas podem abastecer sua criatividade, como a Arquitetura, o Designer de interiores, a Moda, a Gastronomia, as Artes, enfim o céu é o limite, ou não.


Explore, descubra, crie. Mas tenha calma, não se cobre demais. Muitas ideias encontradas em uma busca podem, sim, serem usadas nas nossas festas, sem problema nenhum. se permita experimentar. É muito legal quando nossas próprias ideias dão certo e criamos algo diferente, não é? Porém esse processo nem sempre é fácil e precisa de tempo, exercício e dedicação, não se desespere, vá devagar, encontre coisas que consegue fazer primeiro e vai dando seu toque pessoal, colocando seu carinho e suas ideias para fora, quando você se der conta, a criatividade te encontra trabalhando, e você vai fazer coisas ainda mais especiais, acredite.


Com o tempo você vai encontrar inspiração por todo o lado, uma loja, um restaurante, na casa de um amigo, em um revista, em um passeio no parque, em um fim de semana na praia, fique de olhos bem abertos e divirta-se.


Lá no canal tem um vídeo que fala um pouco mais como começar a transformar uma ideia, em um tema de festa. Vai lá ver e não esqueça de dizer o que achou.



É isso por hoje, comenta aqui se gostou desse post, não esquece de me seguir no Instagram e se inscrever no Canal.


Obrigada , um beijão e até o próximo!!!


Mari


#ComofazerumafestaCriarouCopiar #ideiasparafesta #dicasparafesta #Dicasdefestainfantil #festapipasebalões #inspiraçõesparafestapipasebalões #comousaracriatividade #comodesenvolveracriatividade #festafácil #festacriativa #criatividadenaprática #façavocemesmosuafesta

6 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com