• Mapatele Atelie de Festas

Como escolher as cores para sua festa


Você acha que escolher as cores para sua festa é uma tarefa fácil ou não?

Você sabe o que levar em consideração na hora de escolher as cores?


Essa matéria é justamente pra dar umas super dicas que vão ajudar, e muito, você nessa tarefa, e ainda deixar sua festa muita mais linda e especial.

Olha essa produção, você consegue me dizer qual a paleta de cores que eu usei para criá-la?


A ideia para essa festa era fazer uma produção bem alegre, pra cima, com cores fortes e tendendo para os tons quentes. Por isso escolhi trabalhar com duas combinações contrastantes onde o laranja e vermelho se destacassem e ao mesmo tempo de completassem a utilização de detalhes e fundos em tons de marrom, como você pode ver no fundo do painel feito de papel Kraft, e em algumas peças e suportes da mesa.


Assim a paleta escolhida foi essa:

Se tirarmos o Azul escolhido que é contrastante com o laranja a composição ficaria mais homogênea, quase complementar, mas o Azul apareceu em detalhes para dar mais vida e movimento para a Decoração.


Essa é uma forma de usar as cores em uma decoração de festas, lembrando que a partir das cores conseguimos criar uma identidade para festa que deve ser usada desde o convite até as lembrancinhas. Mas como escolher a combinação ideal?


Não tem uma única forma mágica, você pode seguir tendências, como as apresentadas pela Pantone, empresa de alcance mundial especializada em guias de cores para a industria, pode usar seu gosto pessoal, usar as cores comerciais do tema escolhido. em fim você tem várias opções que vão depender da sua criatividade e resultado que quer atingir.

Por isso vou apresentar algumas composições básicas de cores e a a partir delas você pode criar a sua, da melhor forma possível, com toda a liberdade.


Festas infantis, na sua maioria, pedem colorido e alegria, mas alguns temas não ficam legais com muitas cores diferentes. O importante aqui é usar o bom senso.


Primeiro, veja as cores relacionadas com o tema escolhido, temas infantis, principalmente os comerciais, já tem uma paleta de cores definida, veja o que acha delas, qual a cor predominante, como você gostaria de usá-las, ou não. Não esqueça a festa é sua você pode fazer diferente de todo mundo.


A escolha de cores e suas combinações devem respeitar, também, o conceito da festa. Você tem muitas opções para fazer a combinação das cores e tudo vai depender do resultado que você quer para sua festa, olha só alguns exemplos e sugestões pra você começar:


•Uma festa monocromática, ou aquela que tem apenas um cor, com várias tonalidades, passa a sensação de tranquilidade continuidade, é bem previsível e muito usada em chás de bebê, batizados, etc.


Uma festa com cores contrastantes, essa combinação é vibrante, dá a sensação de movimento, ação, alegria. Essa combinação é encontrada na maioria dos desenhos que as crianças gostam, pois chamam mais atenção.


•Uma festa com cores em harmonia, é aquela onde as cores combinam entre si, se completam, dão certa unidade na decoração sem perder a vibração e a alegria. Também é uma boa opção para festas infantis.


Aqui embaixo vou deixar para você algumas formas de combinar as cores, para você se inspirar lembrando que as possibilidades são infinitas, se você não tem muita intimidade com as cores, vale a pena exercitar, vou ensinar no final dessa matéria 2 exercícios super simples e lúdicos para te ajudar na hora de escolher as cores para festa, fique por aqui até o final.


Exemplos de como podemos combinar as cores:


Cores quentes são ótimas para festas ao ar livre, ou em dias mais frios, pois aproximam as pessoas, e deixam o ambiente mais aconchegante.




Cores Frias são muito usadas em festas mais sérias, solenes, ou com crianças pequenas e bebês, pois transmitem calma. Não carregue demais em tons escuros, mescle com tons claros e pasteis, para o ambiente não ficar muito pesado e triste.




Cores em harmonia e complementares, essa combinação traz muita alegria, ao mesmo tempo que dá uma unidade ao ambiente, mescle também tons mais claros com mais escuros, pois se carregar demais pode espantar os convidados mais cedo.




Cores em Tons Pastéis garantem uma festa mais delicada, elas conversam bem entre si, e permitem, até, a entrada de uma cor um pouco mais forte, desde que esteja em harmonia com as demais ou em pequenos detalhes.




Cores neutras são os coringas, dão um ar mais sofisticado a festa. Não são muito vibrantes, mas possuem um quê de realeza, presença e classe.



Cores Tom sobre tom ou monocromáticas. São uma boa opção se você não quer uma festa colorida. Dão bastante unidade ao ambiente, além de ser bem fácil de usar.



Cores Contrastantes, são cores opostas no circulo cromático, são uma boa opção para festas infantis pois deixam o ambiente bem alegre e vibrante, o problema pode ser na combinação para não ficar carregada e poluída demais. Para isso você deve testar as combinações e ver o que mais te agrada.



Uma forma para começar é escolher uma ou duas cores de destaque e usar as outras em menor quantidade, em detalhes ou em sobreposições de objetos e elementos.


Eu costumo escolher entre 3 a 4 cores que têm relação com o tema ou que combinem entre si, mais cores que isso somente para temas específicos, como circo, arco Iris, senão fica bem difícil combinar.

Depois seleciono uma para dar mais destaque, e outra para colocar nos detalhes, geralmente funciona bem, as outras eu uso para completar fazer composições e intercalar os tons entre elas.


Exercícios para escolher as cores da sua festa


São exercícios super fáceis e que dão um bom resultado na hora de escolher as cores para sua festa, bom para começar:


1.Pegue um conjunto de canetinhas e faça quadradinhos em uma folha de papel, com as cores que você quer usar, recorte, coloque um do lado do outro e vai fazendo combinações, até achar a que você mais gostar. Não faça quadradinhos muito pequenos (3X3cm) Você pode, ainda, usar uma paleta de cores já pronta na internet para fazer esse exercício, dá um bom resultado. Inclusive tem alguns sites, como Adobe Color que você pode fazer combinações online e ainda salvar para seu projeto.


2.Se for usar balões na sua festa, vale fazer esse exercício com os próprios balões, encha um de cada cor e coloque um do lado do outro, tire foto e veja como cada combinação fica na foto, ai você terá como escolher a que mais gostar. Esse exercício, pode ser feito com tecidos também, se você preferir, de qualquer jeito use elementos que você vai usar na festa, para as cores não ficarem diferentes no resultado final.

Tente achar a combinação que mais gostar, lembre-se no final não tem certo ou errado, tem a combinação que você gostou e escolheu.


O olho humano é muito sensível as cores, então, durante os exercícios, respeite o que seus olhos te disserem, escolha a opção que mais te deixar confortável visualmente, a que mais te chamar atenção. Apesar de cada pessoa ter um gosto, as sensações que as cores passam são parecidas. E quando tiver familiarizada com a escolha de cores vá deixando suas festas mais sofisticada e diferentes, escolhendo cores não tão obvias ou tradicionais, você vai gostar do resultado.


Essas foram as dicas de hoje, você gostou, vão te ajudar? Deixe aqui nos comentários o que achou dessa matéria, se gostou curta e compartilha com os amigos festeiros.


Um beijão

Mari

#paletadecoresparafestas #coresparatemasdefesta #temasdefesta #combinaçãodecoresparafesta #pantone #temasecores #cores #Comoescolherascoresparasuafesta

10 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com