• Mapatele

Feliz Ano Novo, faça você mesmo um 2017 melhor!


O que representa o dia 31/12 para você? Você acredita que é uma oportunidade de recomeço? Você acha que deve ser celebrado? Você acredita em superstições, faz algum ritual para trazer boa sorte?


2016 acaba essa semana, a virada do Ano sempre traz muita esperança, expectativas, novos sonhos. O Ano Novo é visto como uma promessa para se reinventar, se redescobrir, se renovar. E a noite da Virada ou Réveillon como é chamado, nada mais é do que a celebração desse momento.

Do francês, o Réveillon é o Despertar do novo ano. Essa é uma festa cheia de significado superstições, em muito lugares acredita-se que o que acontecer nessa noite vai determinar todo o Ano que se inicia, para o bem e para o mal.

Cada lugar do mundo tem sua maneira de celebrar a chegada do Novo Ano, mas todas elas dizem muito sobre o que cada povo acredita e onde cada um deposita suas esperanças para um Ano melhor e mais prospero.


Nesse post vamos conhecer um pouquinho do Ano Novo em várias partes do mundo. Quais são tradições e rituais que são seguidos pelo mundo.

Vem comigo?




Em boa parte do mundo, o Ano Novo começa dia 01/01, mas apesar de que em alguns lugares essa data seja diferente, a entrada de um Novo Ano é comemorada no mundo inteiro.




A maioria das capitais e pontos turísticos espalhados pelo mundo, recebem milhares de pessoas na noite do dia 31/12 a espera da contagem regressiva com muitos shows e espetáculos pirotécnicos impressionantes, aqui no Brasil o Réveillon mais famoso é o da praia de Copacabana, onde toneladas de fogos de artifícios iluminam o céu, essa festa atrai pessoas de todo Brasil e também do mundo todo. Segundo as "más línguas" passar o Réveillon com brasileiros dá muita sorte! Somos um povo festeiro e otimista e isso faz toda a diferença nesse tipo de Celebração.


Tradicionalmente é uma celebração da vida, do que se viveu no Ano que está acabando e do que se espera para o Ano que vai começar. Vem dai a celebração com luzes e fogos de artificio, a vida é luz e é a luz que mostra o caminho.



Outro anseio que vem com o Novo Ano é de uma vida mais prospera, com menos dificuldades e mais fartura, nesse quesito vem a tradição de se comer Lentilhas e Uvas. Não esqueça, tem que comer nos primeiros momentos do Ano para funcionar, uma colher de Lentinha e 12 uvas, até 00:01. Comer uvas na Virada é uma tradição, originalmente, da Espanha, mas uva também está presente na tradição de tomar os vinhos espumantes, o mais famoso é o francês Champanhe, o vinho é simbolo de vida e sabedoria, tudo que queremos para enfrentar o próximo Ano.



Um desejo quase que unanime para o próximo Ano é mais dinheiro no bolso, seja para realizar um sonho ou seja para aumentar a conta bancaria, e para dar uma forcinha nesse quesito tem a tradição de guardar 7 sementes de Romã na carteira até o próximo Réveillon.



O Ano Novo também precisa de renovação e purificação por isso a tradição de pular 7 ondas no mar. O mar por sua vez é simbolo de limpeza, purificação, renovação, e sete é um número forte de poder espiritual, segundo a tradição africana ao pular 7 ondas você invoca Iemanjá e ela te dá força para passar pelos desafios que estão por vir.


Ainda para purificar e abrir caminho para um Ano Novo cheio de paz e harmonia está a tradição de usar roupas brancas na Virada. Já se você quer encontrar um amor no próximo ano não se esqueça de colocar uma calcinha ou cueca rosa ou vermelha.


As cores tem muito significado nas festas de Ano Novo, dependendo da cor que você escolher, acredita-se que é possível atrair boas energias, como por exemplo se você quer um Ano de paz, o branco é a cor que deve usar, se quer um ano de Amor e muita paixão use o vermelho, se quer dinheiro pode usar o amarelo ou verde, para um ano de equilíbrio, estabilidade use o lilás, para ter tranquilidade e segurança use o Azul, as cores podem ser usadas na decoração, nas roupas, nos detalhes, nos acessórios.


As decorações para o Réveillon são sempre muito iluminadas, pedem um certo requinte, com muito brilho, as cores mais usadas são o dourado, o prata, o branco, já o preto não é muito querido no Brasil mas também deixa as festas de Ano Novo ainda mais sofisticadas!


Preparei esse vídeo com 3 ideias super legais para sua festa de Ano Novo confere lá e não deixe de se inscrever no canal e curtir o vídeo se gostar.



Pelo mundo ainda temos um monte de tradições que não são muito usadas aqui no Brasil mas podemos destacar, o beijos a meia-noite nos EUA, panelaços na Nova Zelândia, Festival das luzes na Índia, gargalhadas no Japão para trazer boa sorte. Quebra de louça na Dinamarca.

Mergulhar nas águas super geladas na Holanda.




Não importa o local, o Ano Novo vem para renovar a esperança em uma vida melhor e merece ser celebrado. Festas são feitas pelo mundo todo, rituais, tradições, comidas tipicas, bebidas, dança, fogos, tudo para saudar o inicio de um Novo Ano. Não importa onde você esteja, o importante é celebrar e acreditar que podemos fazer melhor do que já fizemos, podemos começar de novo, podemos ser melhores, podemos acreditar!


E nada impede de você criar suas próprias tradições, pode ser qualquer coisa, desde que traga o bem, faça o bem, inspire, renove, vá atrás do que te faz feliz e celebre a vida sempre.



Eu termino esse post desejando a todos um Ano Novo maravilhoso, cheio de realizações e sonhos a serem sonhados, muita paz, muita tolerância e respeito entre as pessoas, e o mais importante, muito amor para compartilhar.


Que possamos fazer nós mesmo um futuro melhor, mais justo, solidário, que cada um de nós olhe para o outro com amor e fraternidade, respeitando as diferenças e se unindo para fazer do mundo um lugar melhor, senão para nós, mas especialmente para nossos filhos.


Um grande beijo, a gente se vê Ano que vem, se Deus quiser.

Feliz 2017, Feliz Ano Novo!


Mari




















#HappyNewYear #AnoNovo #Réveillon #ViradadoAno #DecoraçãoparaAnoNovo #DIYparaoAnoNovo #FelizAnoNovo #AnoNovopelomundo #TradiçõesdeAnoNovo #LuzesdoAnoNovo

17 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com