• Mapatele

Festa em casa em 12 semanas - Compras. Como fugir do efeito barata tonta?


Oi Gente, tudo bem?


Continuando nosso projeto, Festa em casa em 12 semanas, essa semana foi a vez de sair as compras para começar a produção dos itens de Decoração da Festa.


É difícil conhecer alguém que não conheça, ou pelo menos, já não tenha ouviu falar da rua 25 de Março em São Paulo. Considerada o maior centro de compras da América Latina, a região é famosa e muito procurada por milhares de pessoas todos os dias. Sua história comercial começou com os imigrantes Árabes, comerciantes natos que se instalaram na região após a retificação do Rio Tamanduateí. Juntamente com a instalação do comércio na região veio as enchentes que obrigavam os comerciantes a venderem o que restava no estoque a preços mais baixos para cobrir os prejuízos, aproveitando dessa condição desfavorável surgiu uma nova forma de comércio, onde os preços praticados eram bem mais acessíveis, o que atraiu cada vez mais compradores, vindos de todas as regiões do país e até de fora. É comum ver na região ônibus com caravanas de pessoas que vem de longe só para comprar na 25.


E não há região melhor para garimpar produtos para decoração de festas, do que lá. Desde de matéria prima, até produtos prontos, lá você encontra de tudo.


Geralmente vou de metrô até lá, uma porque os estacionamentos são uma fortuna e outra que, costuma ser bem difícil circular na região de carro.


Para quem vai a primeira vez é uma visão perturbadora aquele mar de gente em movimento de um lado para o outro, entrando e saindo de lojas, parando nas barracas na calçada, olhando vitrines, conversando no celular.


Tem gente que evita de qualquer maneira ir até lá, mas confesso a vocês que eu adoro, é normal você ficar meio perdido mesmo, são muitas coisas para olhar, muita coisa chama atenção e os preços são muito convidativos mesmo. Mas como evitar o efeito "barata tonta" e encontrar o que você está procurando, no meio dessa infinidade de opções.


A alguns anos atrás, quando comecei a ir na 25 para comprar itens para Festa, confesso que eu era a verdadeira "barata tonta que deu origem a série", já estava acostumada a ir na 25, porem eu ia a passeio, comprar bugigangas, presentes, quando precisei de produtos especifico, rodava, rodava, não encontrava o que precisava, acabava voltando sem ver tudo pois o cansaço já tomava conta e eu não conseguia mais pensar, só queria ir embora. Você já tiveram essa sensação, saber que precisa achar alguma coisa e o cansaço não te deixava?



A 25 de Março é uma região especializada em materiais para artesanato, então de uma forma ou de outra é possível exercitar a criatividade enquanto você faz as compras, por isso geralmente, saímos de lá com mais coisas do que planejamos no inicio.


Hoje digo que o segredo é focar no que você realmente precisa comprar, isso serve inclusive para não acabar levando uma infinidade de coisas que, depois, você nem sabe para que serve. Os preços lá são realmente melhores e você irá encontrar as novidades do mercado em primeira mão. Por isso vale muito a pena.


Depois de muitas idas e vindas, algumas produtivas, outras nem tanto, fica cada vez mais fácil aproveitar o que a região tem para oferecer.

Para não ser como eu e ficar perdido sem saber o que fazer, ou aonde ir primeiro, montei um esquema bem lúdico para orientar e tirar o melhor resultado dessa jornada.




Por toda a região é possível encontrar coisas incríveis que podemos usar na Decoração de Festas, e só mesmo olhando é que você vai conhecer melhor e saber onde achar coisas que, na maioria das vezes, nem estava procurando.


Você encontra armarinhos com uma infinidade de aviamentos, acabamentos, papelaria, lojas com presentes, brinquedos, pelúcias, lojas de tecidos, comércio atacadista e varejista, bijuterias, como diz o ditado "Tem para todos os gostos"

Não é à toa que a fama da região, lá você encontra de tudo, tudo mesmo. Então como fazer para encontrar o que você procura em meio a esse mar de ofertas?


Manter o foco!


Esse esquema ilustra bem como manter o foco e se concentrar no que realmente precisa, claro que se você tem tempo, pode e deve conhecer tudo que tem na 25, uma boa é ir vasculhando, loja por loja, onde despertar interesse entrar, lá também tem galerias e prédios com andares cheios de lojas, onde consegue encontrar preços são ainda melhores que na rua. Quanto mais você gostar de exercitar sua criatividade, mais interessante será essa jornada de compras, o importante é aproveitar. Por tudo isso, não é uma tarefa fácil, quando estamos lá parece que precisamos de tudo que vemos, mas vá com calma!


Ir direto ao ponto, ou a loja especifica!


Se quer focar ainda mais, ou se como eu já conhece bastante a região é importante ir direto onde se precisa ir. De uns tempos pra cá, o mercado de festa vem ganhando mais e mais destaque no comércio, existem grandes empresas e marcas especializadas na decoração de festas, sempre antenadas com o público e promovendo novidades que não param de chegar. Esse crescimento propiciou a formação de quase que um polo de lojas especializadas em Festas na região da 25 de Março.

Felizmente é bem fácil encontrar essas lojas, você vê embalagens, temas de festas prontos, papelaria, itens de decoração pelas vitrines e entradas das lojas, não tem como errar, se vier de metrô é só continuar pela Ladeira Porto Geral e ir seguindo pela Rua Barão de Duprat, até próximo ao Mercado Municipal. E se já estiver ai, por que não saborear um Pastel ou um Super lanche de Mortadela, Cartão Postal da Cidade. Hummm! Não podemos perder essa oportunidade.



Criar um trajeto com inicio e fim!


Por todo esse trajeto você vai encontrar lojas com os mais variados produtos para festa, desde tecidos, matérias primas como isopor, mdf, lembrancinhas, embalagens, utensílios, kits festa, elementos decorativos, e muito mais.


Garimpe, ideias novas são sempre bem vindas!


Se está começando agora nesse ramo, ou é sua primeira festa, conhecendo ou não a 25 de Março, o importante é ir com a mente aberta, mas com objetivo definido, durante a visita você amplia seu horizonte e exercita o olhar, dessa forma encontrará ainda mais maneiras de criar a sua festa incrível e econômica. No inicio parece uma avalanche de ideias, opções, cores, tudo junto, você gosta de uma coisa, daqui a pouco vê outra que gosta mais, e assim por diante, mas aos poucos você saberá como escolher o que vai melhor te atender. Vá fundo e aproveite.


Novamente, manter o foco e cuidado!


Agora um aviso, uma coisa super importante, que não podemos esquecer quando se está nessa região, é tomar muito cuidado, infelizmente, existem muitos bandidos no meio da multidão, só esperando para dar o bote, fique de olho nas suas coisas, não leve muito dinheiro vivo, não se distraia no celular ou conversando com alguém, curta o passeio e faça boas compras.


A nossa Festa!


Contudo isso você devem estar se perguntando e a nossa festa, como ficou, será que consegui comprar tudo que precisava, como foi a garimpagem, o que encontrei de novidade?


Vamos lá então.

Nossa lista de compras era:


Lista de compras:


  1. Feltro nas cores vermelho, verde, azul, laranja, branco, preto e marrom. ok

  2. Enchimento de boneca. ok

  3. Papel de seda nas mesmas cores. ok

  4. Tintas, cola, linha, barbante, fita adesiva, pincel. ok

  5. Fitas e acabamentos. ok

  6. Forminhas de doce. ok

  7. Saquinhos de papel. ok

  8. Embalagens. ok

  9. Palitos de madeira. ok

Além disso tudo eu comprei também:


  1. Bolas de isopor

  2. Base para bolo de isopor

  3. EVA

  4. Papel de Scrap Book

  5. Biscuit

  6. Pipas

  7. Papel crepon



No total gastei cerca de R$200,00, mas no final dessa série falaremos mais sobre preço e vou detalhar melhor esse gastos.

De qualquer forma não podemos esquecer que um dos objetivos dessa série é fazer uma festa em casa que encante mas que seja econômica, então precisamos manter os gastos sobre controle. Mesmo assim fiz boas compras e acredito que não esqueci nada.


Com esse material todo comprado já inicie a produção dos elementos para a festa, entre tudo que irei fazer, bolas de isopor e feltro vão virar lindos balões, papel de seda e crepom se tornaram flores, embalagens simples ganharam uma roupa para a festa, entre outras coisas.

Pude garimpar pela lojas alguns elementos e durante as compras pensei em técnicas com papietagem e pintura para compor ainda mais elementos para a decoração.


Hoje para dar um gostinho, você lembra do desenho do balão e da pipa que fiz para definir nosso tema da festa, então eu digitalizei e deixei eles com uma cara bem infantil e colorida, vou usar eles como identidade da festa. Veja como ficaram:



A partir dessas imagens criei uma papelaria especial para a festa, tags, etiquetas e banderolas.


Com eles também montei os moldes em Feltro e papel para confecção dos balões e Pipas que vou usar na mesa do bolo.


Você deve estar pensando, mas se eu não souber trabalhar com essas coisas, se não tiver intimidade com técnicas de artesanato, computador, artes gráficas, não tem problema, existe no mercado muitos profissionais especializados, que produzem coisas maravilhosas, e é muito importante buscá-los e fazer parcerias importantes quando se está no ramo de festas, no dia a dia, por mais que você goste, você não dá conta de fazer tudo e ainda administrar um negócio.


No meu caso sou uma entusiasta do artesanato, desde muito nova fiz e ainda faço diversos cursos e acho interessante, mesmo que não seja especialista, saber pelo mesmo como fazer o básico de várias técnicas. Sempre foi útil pra mim.


Quando faço a produção das festas aqui de casa gosto de me envolver em todo o processo, exercitar esses "dotes", é como uma terapia pra mim, mas realmente acabo gastando bastante tempo na elaboração e montagem, as vantagens são que eu economizo mais, e a festa fica ainda mais pessoal e especial.


Saber fazer várias coisas, buscar tutoriais e cursos é bom em diversos aspectos para quem trabalha com Decoração de festas, primeiro que você poderá avaliar melhor a qualidade do trabalho dos fornecedores, segundo em uma emergência poderá resolver o problema facilmente, e terceiro se precisar economizar poderá utilizar sua própria mão de obra.


Nessa série vou preparar alguns elementos com tutoriais fáceis, para que mesmo sendo iniciante, você consiga fazer. Além disso você pode escolher técnicas que goste e se especializar.


Já ia esquecendo de conferir nosso check-list


7 a 5 semanas antes da Festa

  • Contratar Buffet (se for o caso). Não será necessário, as comidas já estão encomendadas e eu mesma, junto com a minha família vamos nos encarregar de servir.

  • Encomendar Bolo (se for o caso). ok

  • Encomendar doces (se for o caso). ok

  • Contratar Musica. ok

  • Contratar Fotografia e Filmagem. ok

  • Contratar serviços complementares. ok, Contratado mesas e cadeiras, toalhas e utensilios

  • Finalizar ou retirar os convites. ok

Conforme prometi e seguindo o nosso check-list, já fiz o convite da festa, achei super fofo, apesar de simples, mas foi feito para encantar.

Baixe o modelo aqui e me diga o que acharam, o que pode melhorar, ou como vocês fariam.


Acho que é isso, gostou desse post, o que mais você gostaria de saber. Deixe seu comentário, ele é muito importante.

Curta nossa pagina no Facebook e não perca as novidades.




Beijos e até a próxima!


Mari

#comprasparafestas #25demarço #ondecomprarartigosdefesta #lojasdefesta

52 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com