• Mapatele

Festa em casa em 12 semanas - Como Produzir para encantar


Oi gente, tudo bem com vocês?


Como vocês já sabem nossos preparativos para a festa do pequeno Yuri estão a todo vapor.

Essa semana começamos a produção da festa, vamos planejar a decoração, determinar que elementos vamos produzir, o que precisarei comprar.

Terei muito trabalho, e vocês vem comigo! Prontos?


Se perderam os outros post da série, confiram aqui semana1, semana 2


Para mantermos a organização vamos ver no check-list a ordem do que temos pra fazer, conforme separamos a semana passada:


8 a 9 semanas antes

  • Planejar a decoração e itens a serem produzido.

  • Comprar material para a produção

  • Reservar material a ser alugado para a Decoração se for necessário. ( Não será necessário alugar material, usarei meu acervo e elementos produzidos especialmente para essa festa)

  • Começar a produção "mão na massa".


Como já falamos a decoração será de Pipas e Balões. Juntamos todas as referências e ideias para a festa, e para começar resolvi fazer alguns desenhos determinando a identidade que quero para a festa. Depois vou digitaliza-los e, com esse desenhos no computador, vou confeccionar os moldes para as peças de feltro, os itens de papelaria, embalagens, e tudo mais, também vou usar essas imagens já digitalizada para o material final a ser usado na festa, como tags e etiquetas. Hoje podemos contratar uma pessoa especializada para a confecção desse tipo material no computador, inclusive, se você desenvolver uma boa parceria, podem criar juntos materiais exclusivos, cheios de personalidade e arte. Bem como nossa proposta é fazer uma festa em casa e os itens que vou utilizar serão poucos eu mesmo vou faze-los. Tenho um pouco de conhecimento nessa área, creio que será suficiente.


Fiz um exemplo do Balão e da Pipa, com as cores da paleta escolhida, claro que durante a confecção dos itens uma ou outra coisa vão mudar, mas será a partir desses desenhos que criarei todos os elementos para a decoração, apesar de não ser uma artista na arte do desenho a mão, me arrisquei, vejam como ficaram:




Ai vocês devem estar me perguntando, não posso usar algo já pronto, preciso criar algo novo, algo exclusivo? Claro que se vocês acharem um modelo na internet pronto que gostem vocês podem usar, não é obrigatório criar o seu, existem inclusive muitos sites que disponibilizam temas completos para festas, é só baixar e usar, mas quando você criar algo seu, com suas mãos, suas idéias, tenho certeza que o resultado é ainda mais recompensador e sempre tento ir por esse caminho.

Acredito que devemos usar as referências para nos inspirar a criar e acrescentar, não simplesmente copiar. O uso da criatividade é um exercício muito divertido, quando colocamos a mente para criar, descobrimos talentos em nós mesmos que nem imaginávamos, além de ser muito bom para a saúde física e mental. Por que não se arriscam?


Mas voltando ao nosso trabalho, com essa primeira ideia definida, esse conceito criado, vamos partir para uma próxima etapa, determinar os elementos que vão compor a decoração. Como será uma decoração básica de festa infantil, os itens que vamos preparar serão:

  1. Mesa do Bolo e Doces

  2. Mesas de convidados (10 mesas)

  3. Mesa de guloseimas

  4. Suporte para lembrancinhas

  5. Painel para a parede atrás do bolo

Vamos fazer também os convites, as lembrancinhas, decorar forminhas e copinhos, preparar sacolinhas surpresas, embalagens e utensílios para a decoração.


Essa lista é super básica mesmo e até pode ser usada com parâmetro na hora de criar um projeto de decoração, mas não devemos esquecer que cada caso é um caso, se você trabalha com Decoração de festas ou quer trabalhar, essa lista de itens deve ser determinada de acordo com o que o cliente precisa, deve se levar em consideração o local, a expectativa e a realidade para a execução. Quanto mais detalhes tiver, mais completa será a decoração, isso graças a um bom projeto, que leva em conta a particularidade de cada festa.


Pensando na decoração.


Quando vou criar um projeto para decoração de festa, seja minha ou de um cliente, sempre começo imaginando como será essa decoração fisicamente, imagino o volume dela, as cores o efeito visual, onde colocarei cada elemento, busco nas referências ideias para a composição, monto mentalmente uma imagem de como será a decoração, já que, sendo um tema novo, não terei muita coisa pronta de inicio. Se precisar pego alguns elementos que já possuo, e preparo uma mini prévia da decoração, geralmente uma mini mesa do bolo, para passar a ideia geral do conceito da festa. Assim posso visualizar o tenho e o que vou precisar, e até mostrar para um cliente o que estou pensando se ele quiser.

A criação e projeto da decoração é, inicialmente um processo intuitivo e imaginativo, depois conforme as coisas vão ficando prontas, consigo realizar melhor esse projeto, ele não é um processo estático e sim muito dinâmico e criativo, no dia da festa, muita coisa vai ter mudado dessa primeira ideia, mas assim, penso que é mais fácil começar.


Se vocês tiverem o dom para desenho também é uma boa fazer um com todas as ideias para a decoração, dessa forma vocês conseguem visualizar melhor o que vão produzir.

Caso não consigam desenhar, principalmente se vocês não têm muita pratica em decoração, realmente é bom montar uma prévia física mesmo, pode ser pequena, e a medida que os elementos forem ficando prontos, vocês vão conferindo o resultado, e assim garantem que vai dar tudo certo.

Com a prática poderão pular algumas etapas e, aos poucos, vão criando sua forma pessoal de trabalho, não se preocupem.

Hoje eu faço apenas essa montagem inicial se necessário, e o restante resolvo na minha cabeça, na hora da montagem vou trabalhando de forma orgânica, encaixando cada peça, até criar a composição ideal. É o que da certo pra mim, e fiquem tranquilos não existe um verdade absoluta, existem vários estilos de festa no mercado, e o importante é você criar a sua marca entre eles!


Para vocês terem uma ideia, esse desenho abaixo é um exemplo de como podemos montar uma mesa de bolo, as setas indicam o esquema usado para compor as alturas dos elementos da mesa, uma composição com essas características, apesar da simetria na forma horizontal, cria um movimento vertical interessante, um jogo de elementos em diferentes alturas, mas harmônicos como um todo. Esse é um jeito, é possível montar uma mesa de infinitas formas, o importante é usar de criatividade e bom gosto, ai o resultado, com certeza, será incrível, como eu já disse, não existe uma verdade absoluta, existe o que funciona para cada pessoa.


Quando formos montar nossa mesa de Pipas e balões darei mais dicas e exemplos de montagem e composição. Objetos curingas, elementos fundamentais, entre outros.

Podemos, ainda, testar diferentes posições e formas de montagem para esclarecer ainda as duvidas na hora dessa tarefa.


Mesa do Bolo e Doces


Nossa mesa do bolo e doces será composta por suportes de bolo e doces em madeira, plástico, vasos de vidro e cerâmica, elementos decorativos em feltro, papel, entre outros materiais, serão em torno de 20 a 30 peças para uma mesa de 2,00m.

Agora a parte mais legal, a maioria desses elementos vamos produzir juntos, essa é a proposta fundamental dessa série, se preparem para muito trabalho e diversão. Vamos criar elementos decorativos do tema, como balões de feltro, pipas, flores de papel. Vamos personalizar embalagens, compor elementos e suportes para doces e bolo e no final montar uma mesa encantadora.


Se cadastre aqui para não perder nada


Mesas dos convidados


A princípio serão 10 mesas com 4 cadeiras, e para elas vamos criar um centro de mesa incrível, com balões, pipas. Esse item ainda está em projeto se quiser mandar sua sugestão, deixe nos comentários, vou adorar!


Mesa de guloseimas.


Essa mesa vamos preparar com doces como paçoca, chocolates, marshmallows, balas, jujubas, confeitos, em embalagens e potes personalizados para essa festa.

Vamos descobrir juntos os melhores doces, criaremos formas divertidas de apresenta-los, além de embalagens lindas e fáceis de fazer, vamos calcular também a quantidade de doces e os valores para a montagem dessa mesa.

A mesa de guloseimas vem, a cada dia, ganhando mais espaço nas festas de aniversário, além de ser uma atração a mais para os convidados, ela serve também para acalmar os ânimos até a hora do Parabéns!


Suporte ou apoio para as lembrancinhas.


Como as lembrancinhas serão mudas de árvores em vasinhos de plastico com embalagem em papel craft, vamos decorar um suporte de madeira e um de metal que tenho, com pipas e balões. De forma super delicada.



Painel para a parede.


Como vamos fazer muitos balões para a festa, não usarei bexigas no painel, talvez em outros locais da festa, vamos montar uma painel de colagem com pipas de papel, nuvens, como se fosse um céu cheio de pipas.

Fiz um esboço para vocês terem ideia do que estou pensando.


Elementos decorativos


Como elementos decorativos vamos ter os "personagens principais" Pipas e Balões.

Alguns deles vamos produzir em tamanhos grandes em feltro para ficarem na mesa do bolo. outros menores, para compor a mesa.

Gosto de usar flores na decoração, inclusive em festas infantis, mas nessa em particular não usarei flores naturais e sim de papel, como estamos falando de Pipas e balões que tal produzirmos flores de papel de seda? Será que vai ficar legal? Pensei em fazer flores como margaridas e gerberas que são linda e coloridas como os balões.


Ainda usando papel vamos fazer pipas e balões menores para completar a decoração.


Para todos os elementos que confeccionarmos vou preparar um tutorial incrível com dicas e moldes para vocês mesmo poderem fazer, tudo bem explicadinho.


Aproveite e assine nossa lista de e-mail para garantir acesso a todo esse material.



Compras


Agora que já temos uma boa ideia da decoração que faremos, vamos colocar a mão no bolso, tirar a aranha adormecida.

Para podermos confeccionar tudo isso, vamos precisar de material, por isso irei as compras essa semana.

Como já sabemos mais ou menos por onde começar podemos fazer uma lista de compras básica. Isso porque, uma saída as compras desse tipo, para festa, é mais uma garimpagem, é uma busca por mais ideias e materiais que possamos usar para deixar tudo ainda melhor.

Devemos sair de olhos e cabeça bem abertos, com certeza encontraremos muito mais coisas interessantes para a festa, do que somente o que colocarmos na lista.

Aqui em São Paulo não tem lugar melhor para essa tarefa do que a região da 25 de março, lá podemos encontrar de tudo e mais um pouco, além de ser uma ótima vitrine para as novidades do mercado, fonte de ideias e do é tendencia no momento, vale a pena conferir tudo.


Lista de compras:


Feltro nas cores vermelho, verde, azul, laranja, branco, preto e marrom

enchimento de boneca

Papel de seda nas mesmas cores.

Tintas, cola, linha, barbante, fita adesiva, pincel.

Fitas e acabamentos

Forminhas de doce

Saquinhos de papel

Embalagens

Palitos de madeira


Outro propósito dessa série é criar uma festa econômica, porém completa, por isso essa etapa de compras é muito importante, a escolha dos materiais, dos itens a serem produzido e tudo mais da festa, visa gerar uma boa economia. No final da série faremos um estimativa do valor gasto, como precificar uma festa desse tipo e como profissionaliza-lá ainda mais, sem perder a essência.

E não é só isso, depois das compras, vou preparar um post muito especial sobre essa saída para garimpagem e compra de materiais, como escolher o material, o que é básico e o que é luxo entre outras coisas, não percam.


Vamos conferir o check-list


8 a 9 semanas antes

  • Planejar a decoração e itens a serem produzido. ok

  • Comprar material para a produção. Lista de compras pronta é só sair, na próxima eu conto como foi

  • Começar a produção "mão na massa". semana que vem estejam preparados!


Acho que é isso por hoje, tem muita coisa legal nesse post, espero que vocês tenham gostado.


Não deixe de comentar, compartilhe com alguém que você acha que esse post possa interessar.


Curtam nossa pagina no Facebook


Até a próxima, beijos!!


Mari




#façavocêmesmoadecoraçãodasuafesta #comofazerumafestaemcasa #homemadeparty #ComoProduzirfestasparaencantar

55 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com