• Mapatele

Festa em casa em 12 semanas - Definindo e planejando


Oi Pessoal, tudo bem?

Essa semana vamos continuar a organização de nossa Festa, para começar vamos olhar nosso Check list:


11 a 8 semanas antes da Festa


  • Planejar a decoração e itens a serem produzido.

  • Definir o Cardápio e pesquisar fornecedores.

  • Definir Convite.

  • Definir a lembrancinha.

  • Comprar material para a produção ( Contratar os serviços se necessário).

  • Reservar material a ser alugado para a Decoração se for necessário.

  • Começar a produção "mão na massa".

Temos muita coisa para fazer nessas 3 semanas. Pelo nosso check list vamos dividir as atividades para não sobrecarregar. Vamos definir o que falta agora, depois vamos focar na decoração e produção da festa, ok?



Semana 11 e 10

  • Definir o Cardápio e pesquisar fornecedores.

  • Definir Convite.

  • Definir a lembrancinha.


Semana 9 e 8


  • Planejar a decoração e itens a serem produzido.

  • Comprar material para a produção ( Contratar os serviços se necessário).

  • Reservar material a ser alugado para a Decoração se for necessário.

  • Começar a produção "mão na massa".


O Cardápio


Como cardápio da nossa festa pensei em algo bem simples e prático, como é uma festa em casa, em uma domingo a tarde, podemos fazer um coquetel com salgadinhos, mini lanches, pipoca, batata frita.

Para os doces pensei nos tradicionais, como brigadeiro, beijinho, cajuzinho, bicho de pé, alguns no potinho e outros enrolados na forminha.

Alguns doces diferentes para compor a mesa como cup cakes, cake pop, mini trufas.

Um bolo de chocolate tradicional de festa de criança com recheio de chocolate também, eu amo chocolate, então sou suspeita para escolher. Mas acredito que o chocolate é um ingrediente que aproxima as pessoas, e em uma festa de criança não pode falar, muito menos economizar.


Não podemos esquecer um ponto muito importante quando preparamos o cardápio, as crianças e pessoas que tem alguma alergia ou intolerância, como a lactose, a glúten, a castanhas, entre outros, e devemos nos preocupar em preparar algumas coisas deliciosas, para que essas pessoas também possam aproveitar a festa. Hoje já encontramos no mercado produto específicos, receitas e pessoas especializadas no preparo desses quitutes deliciosos que nos ajudam, no caso de ter convidados que precisem desse cuidado especial. No meu caso aqui, temos que nos preocupar em preparar algumas gostosuras sem carne e sem glúten, pois temos vegetarianos e intolerantes a glúten na família. Não esquecer de indicar na mesa do bolo e na hora de servir, quais são os itens especiais do cardápio.


Fornecedores


Para os salgados já tenho uma pessoa que sempre encomendo dela, os preços são bons, e os salgadinhos deliciosos. Para atender nossos convidados, 30 adultos e mais 15 crianças vou encomendar 500 salgadinhos. Entre eles coxinha, bolinha de queijo, rissoles de queijo, kibe, empada de palmito e de frango.


Já os mini lanches, pipoca e batata frita, vou prepara-los em casa no dia da festa, com a ajuda da família. Cerca de 3 a 5 por pessoa.


Os doces e bolo são as minhas especialidades, eu mesma vou fazer todos, claro que, também com a ajuda da família. Cerca de 300 docinhos e 2 a 2,5 quilos de bolo, pois gosto que sobre um pouquinho no final, para repartir e ainda comer no dia seguinte. O Bolo sempre fica melhor no dia seguinte, não é?


Ainda vou definir com vocês os detalhes do bolo e dos docinhos, mais pra frente. Vamos compartilhar receitas e modos de fazer e montar.

Aguarde.


Está com dúvida na hora de montar o cardápio, não sabe a quantidade de coisas a fazer?

Para te ajudar nesses cálculos e também na escolha do cardápio, você pode dar uma olhada no nosso post da semana passada, lá tem dicas e tabelas que vão facilitar essa tarefa pra você.




Para definir os fornecedores para sua festa, faça uma pesquisa, procure por indicações, e faça uma degustação para saber a qualidade e sabor dos quitutes, não encomende as cegas, para garantir que seus convidados vão receber o melhor. Quando escolher já faça a encomendado que irá precisar e na semana da festa confirme para não ter nenhum imprevisto.

Facilita muito se você já combinar também a entrega com o horário certinho. Se você for retirar marque com, pelo menos, 3 horas antes do inicio da festa, para dar tempo de ir e voltar tranquilamente, se eles forem entregar no local da festa uma hora e meia antes é o suficiente.



O Convite


Vi várias ideias que poderia usar para fazer o convite, gostei muito de um em forma de pipa que vi, nas inspirações para nossa festa tem um lindo. Vou preparar um modelo pra gente usar, baseado nele, e vou disponibilizar para vocês baixarem, além de te dar dicas para fazer o seu você mesmo, se cadastre no nosso site para não perder.


Como será uma festa simples a maioria dos convites enviarei via mensagem WhatsApp e Facebook.

Caso você for encomendar a confecção do convite em uma empresa especializada, lembre-se de fornecer detalhes sobre a decoração da festa, do tema escolhido, passe suas ideias para eles e veja o resultado final antes de mandar imprimir. Não esqueça de conferir os dados e horário impressos no convite para não ter problema. O convite precisa ter a cara da sua festa, e passar ao convidado uma ideia do que ele vai encontrar nela.

Você mesmo pode fazer o convite se achar que consegue, ele pode ser feito a mão ou no computador, depende do você tiver mais facilidade, não tenha medo, faça testes, pode ser bem divertido, aproveite e use sua criatividade e imaginação.


A Lembrancinha


Desde que meu filho nasceu eu e meu marido combinamos que a cada ano dele plantaríamos, pelo menos, uma árvore, quando ele nasceu plantamos um pé de abacate, quando completou um ano, plantamos um pé de jabuticaba e esse ano vamos plantar um pé de pitanga, um de mexerica e um de limão, então pensamos em dar uma muda para cada criança que vier, assim elas também terão sua árvore. Então a lembrancinha será uma mudinha dessas arvores, em uma embalagem especial relacionada com o tema da festa, junto com as instruções para cuidar dela.

Para esse tipo de festa você pode preparar também uma sacolinha surpresa, com doces, ou brinquedos para as crianças, pode criar uma embalagem especial relacionada ao tema e colocar um presente, ou um chocolate dentro, entre uma infinidade de opções, quando colocarmos a mão na massa de verdade vamos falar mais sobre isso e trarei mais dicas e inspirações para vocês.


Guloseimas


Ainda para a festa vou preparar um pequena mesa de guloseimas, para conter os ânimos até a hora do parabéns, em breve falarei mais sobre essa mesa e como compor uma linda e ainda de acordo com seu orçamento.


Nosso trabalho está apenas começando, com essa parte definida e as ideias surgindo, a partir da semana que vem vamos começar a detalhar mais as coisas, não deixe de acompanhar, vou trazer dicas, moldes, tutoriais de tudo que vamos fazer para compor essa festa, espero que gostem.


Deixe seu comentário, ou dúvida, vou responder a todos.


Curta nossa pagina no Facebook.


Se cadastre no nosso site e não perca as novidades!


Beijos até a próxima


Mari
















#comofazerumafestaeconomica #Definindoeplanejandoumfesta #comofazerumafestaemcasa #comofazerumafestagastandopouco #comodecorarfestas

29 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com