• Mapatele

Serie: A festa do começo ao fim - Cardápio


Hoje vamos tratar de um assunto delicioso, o CARDÁPIO das festas. Como já vimos, existem diferentes tipos de Festas e Celebrações, mas uma coisa é certa, a comida é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer festa. Para definir o cardápio ideal é preciso levar em conta o tipo e perfil da festa, o tipo de serviço escolhido para servir e ainda os sabores que você deseja que os convidados apreciem.




Para uma festa podemos ter diferentes tipos de cardápios, montados de acordo a festa, o horário, a duração, entre outros aspectos, os cardápios mais usados são;


Café

Bebidas: Café, chocolate quente, chá, suco, água.

Comidas: Salgadinhos, pães, sanduíches, patês, frios, frutas, bolos, biscoitos


Coquetel

Bebidas: Refrigerante, coqueteis, drinques, uisque, cerveja, vinho, suco, água champanhe.

Comidas: Salgadinhos, canapés, finger food, frios, petiscos, mini porções, doces.


Almoço e Jantares

Bebidas: Refrigerante, suco, água, vinho.

Comidas: Entrada quente ou fria, Peixe, carne, aves, massas, acompanhamentos, saladas, sobremesa.


Esses cardápios podem ser usados separadamente ou combinados, dependendo do tipo de festa e do horário. E ainda, dependendo do perfil da festa, qualquer um deles pode ir do mais simples ao mais requintado, só o que vai mudar é a escolha das receitas e ingredientes. Nunca esquecendo da qualidade e procedência dos alimentos.


Por exemplo em um batizado realizado de manhã podemos servir na recepção um Brunch que é um misto de café da manhã e almoço mais familiar com itens mais comuns no cardápio. Já em um aniversário infantil pode ter como cardápio um Coquetel simples, com salgadinhos e mini lanches, ou ainda um coquetel com um prato quente. Em um casamento a noite, mais clássico, o cardápio pode ser um composição de um Coquetel com canapés e salgados mais requintados, seguido de um Jantar de Gala.

O importante aqui é escolher bem os pratos que vão compor o menu e contratar profissionais qualificados para o preparo desses alimentos.


Outro item que não pode ficar de fora do cardápio de muitos tipos de festa é o BOLO, esse geralmente é o astro da festa, servido ao final, pode, inclusive, ser a sobremesa da festa.


Um detalhe importante que devemos estar atentos na hora de organizar uma festa é modalidade de serviço que vai ser usado para servir as comidas e bebidas. Eles são necessários, principalmente, em almoços e jantares. Esse também deve estar de acordo com o perfil da festa e a quantidade de funcionários deve atender da mesma forma todos os convidados.


Os serviços mais usados são:

À Francesa - O garçom segura a travessa ou bandeja enquanto os convidados se serm.

À Americana (self-service) - Cada convidado se serve no buffet previamente montado com todas as opções de pratos expostas.






Definido o cardápio e como será servido, é necessário agora definir a quantidade de bebidas e comidas. Para isso deve se ter em mãos, o número de convidados, o horário e duração da festa, além da variedade de pratos que serão servidos.

Para calcular a quantidade devemos, ainda, considerar que 2 crianças equivalem a 1 adulto e que entre 20% a 30% dos convidados não comparecem.


Parece difícil se partirmos do zero, por isso para facilitar os cálculos segue abaixo uma tabela com valores aproximados que elaboramos, são só uma estimativa aproximada, mas atendem bem a uma festa bem organizada:



Para calcular a quantidade de bebidas também devemos ter alguns cuidados;

  • Se a festa for no verão bebidas como refrigerante e cerveja serão mais consumidas do que em outras estações.

  • Se a festa for mais agitada, com um DJ por exemplo, o consumo de bebidas também será maior do que em um jantar mais tranquilo.


O perfil dos convidados também pode influenciar na quantidade de bebida, por isso tenha em mente as preferências da maioria dos seus convidados para se certificar que não irá faltar nada.


Também elaboramos uma tabela de bebidas para te ajudar nessa tarefa.





Hoje encontramos também uma variedade de opções diferenciadas para as comidas de uma festa, como buffet de massas, crepes, pizzas, churrasco, sushi bar, barraquinhas de lanches, pipocas, algodão doces, bartenders, entre uma infinidade de outras coisas que podemos encontrar, esses por sua vez podem ser uma atração a mais na festa, ou uma opção para um cardápio fora do tradicional, o importante é garantir a escolha de boa comida e bebida para o paladar dos convidados.




Por hoje é isso espero que tenham gostado, deixem seus comentários. Nesse serie ainda vamos falar em especial sobre os doces, bolos, lembrancinhas e muito mais, não percam.


Curtam nossa pagina no Facebook

Se inscrevam aqui para saber das nossas novidades.

Beijos até a próxima!

#comidasparafesta #SeriedocomecoaofimCardapio #cardapioparafesta #comoprepararumcardapioparafesta

66 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com