• Mapatele

Festa em casa em 12 semanas - Como será nossa festa



Como falamos a semana passada, hoje começamos, de verdade, a prepara nossa festa. Minha festa, festa do meu filho, nossa festa, pois vocês estarão comigo durante todo o processo.

Como já montamos o check-list, vamos segui-lo para não esquecer de nada.


Relembrando essa semana temos que definir:


12 semanas antes da Festa


1)Escolher o Tema e as Cores para a festa.

Tema:

Cores:


2)Fazer a Lista de Convidados.

Total Adultos:

Total Crianças:


3)Definir o local da festa.



Para começar vamos definir o tipo de Festa. O que produziremos e para quem.

Nossa festa será para um lindo menininho que fará 2 anos. Ele é divertido e alegre, adora correr e descobrir as coisas, precisa de uma festa que encante e alegre seus convidados e em especial a mamãe e o papai.

Será uma festa simples de aniversário em casa para poucos convidados. A maioria das coisas serão feitas em casa, com a ajuda da família e amigos. Vamos privilegiar na decoração a montagem de uma mesa de bolo e doces bem completa e cheia de detalhes para servir de moldura para fotos maravilhosas que serão guardadas de recordação para quando ele crescer. Além disso queremos o gostinho de comidinhas e docinhos feitos em casa para presentear os convidados, junto a tudo isso criaremos mimos e lembrancinhas cheias de amor!


Colocando o que conversamos em prática, o primeiro item que vamos deixar definido será o número de convidados:


Convidados: Serão em torno de 30 adultos e 15 crianças. Eu fiz uma lista com os nomes de todos os convidados, acompanhantes e crianças para chegar nesse número, pode ser um pouco a mais, alguns convidados podem levar alguém que não esteja na lista, e até um pouco menos, pode ser que alguns não possam comparecer. O importante é não esquecer de ninguém que seja especial. Confira mais dicas sobre como montar uma lista de convidados nesse nosso post, lá você encontra também um modelo de lista de convidados para baixar e te ajudar nessa tarefa.


O próximo item que deixaremos definido é o local da festa.


Local da Festa: A festa será em casa.

Justamente por conta do local é que determinamos um número de convidados reduzido. Em casa podemos acomodar esse numero de convidados com certo conforto, se remanejarmos alguns moveis e locar outros, todos ficarão confortáveis e aproveitarão a festa.


O local para festa deve comportar confortavelmente todos os convidados da lista, se por acaso sua lista está com um número muito acima do que sua casa comporta, pode ser necessário repensar a lista ou escolher outro local para a festa, talvez o salão do prédio de um parente ou amigo, a casa dos avós, se for maior, ou outro local adequado, mas se, realmente, a intensão é não mudar o local deve se reduzir o número de convidados.


Para facilitar, na hora de fazer a lista de convidados para uma festa infantil mais íntima como essa, lembre-se que ela deve contemplar aquelas pessoas que realmente participam da vida da criança, ou aquelas que, pelo menos, tiveram contanto com a criança nesse ano, os parentes mais próximos, os amigos que vemos sempre, e assim por diante. Não se sinta pressionado a convidar ninguém que você realmente não queira, escolha as pessoas que você gostaria que fizessem parte desse momento. Uma festa é sempre um momento único e pessoas especiais devem fazer parte dele para torna-lo ainda mais especial.


Agora com essa parte definida podemos começar a parte criativa e divertida do processo.

Vamos escolher o tema, as cores e o que mais vamos sonhar para essa festa.


Tema: Pipas e Balões

Escolher um tema para festa infantil é sempre um desafio, são muitas as opções lindas e fofas e ainda tem os personagens de desenhos e series infantis que são, com certeza, os mais pedidos pela criançada, assim acho que o importante é saber o gosto da criança, e se ela for maiorzinha, perguntar o que ela espera da festa dela, dessa forma fica difícil errar.


Temos no mercado uma variedade de temas comerciais, que sim, podem ser usados e, com bom gosto e carinho, podem compor uma decoração muito linda e personalizada.

Você pode ainda, criar um tema que conte uma historia sobre a criança ou ao momento que ela vive, pode fazer uma releitura de algo que goste para dar um toque infantil, pode usar e abusar de tudo que está disponível nesse universo de festas e decorações.


Em todos os casos o importante é a criatividade, a imaginação, decorar uma festa infantil é criar um lugar mágico, um momento mágico, onde os sonhos são possíveis e a alegria é o que realmente importa. Criar uma festa infantil sem magia, sem encanto não é possível. Faça a mágica acontecer!


Como tema da festa de 2 anos do meu filho não pensei em nada comercial, ele ainda é bem pequeno e não é grande fã de nenhum personagem em especial, a não ser do Pocoyo, que foi o primeiro desenho que ele viu e que até hoje lhe arranca muitos sorriso, mas como esse tema já usei num bolo de "mesversário" dele, escolhi o tema Pipas e Balões, acho que é um tema bem fofo e infantil e pode ser muito bem explorado.


A ideia surgiu quando estava pesquisando referências na internet, a principio queria fazer uma festa de brinquedos antigos e na pequisa achei uma Pipa super fofa feita de feltro e tive a ideia, depois melhorei a busca e encontrei balões lindos também, em meio a nuvens e assim surgiu a ideia de juntar os dois, vamos ver o que vai dar.


Fonte: Pinterest


Para buscar inspiração para sua festa ou se você trabalha ou quer trabalhar com decoração de festas, uma boa forma de fazer esse estudo é através de sites de busca como o Google.

Se você não tem ideia de um tema para escolher, pode ver o que já foi feito e está publicado na internet sobre festas infantis, assim vai refinando a busca através das imagens que te agradam até encontrar o tema perfeito, ou pode ainda, através dessas mesmas referências, criar um tema totalmente novo para sua festa.


Esse é um processo as vezes longo, principalmente nas primeiras vezes que fizer, por isso é bom sempre estar buscando referências novas e guardando-as para usar num futuro, assim você exercita o olhar e desenvolve a criatividade. Seria legal reservar um tempo durante sua semana para essa atividade assim vocês sempre terá ideias para serem desenvolvidas, além de criar um banco de referências para consulta.


O Google permite uma busca ampla de imagens e, conforme você vai pesquisando, mais coisas aparecem para enriquecer essas referências.



Quando você encontrar imagens que goste, você pode salva-las numa pasta em seu computador e assim voltar nelas sempre, dando atenção aos detalhes, a tudo que lhe chamar atenção e, assim, determinar o que você vai usar ou não. As vezes uma imagem é apenas uma referência de cor, de tendência, de forma de composição, não a ideia da festa toda em si, e é a partir desse conceito que você pode dar o seu toque e começar a criar sua identidade como decorador.


Para cada pessoa a criatividade funciona de uma forma, a intenção não é fazer uma cópia de uma ideia que viu na internet e sim achar o que funciona pra você e trazer para sua realidade.

Para compor uma decoração, vários elementos de referências diferente podem ser usados, desde que você busque uma unidade e use de bom gosto. Não se prenda muito ao que já foi feito, pense no que você pode criar de novo com tudo que está vendo, assim sua decoração será única e encantadora.


Hoje em dia a ferramenta mais usada por decoradores e criativos em geral, para divulgação e busca de referências é o Pinterest. Site onde você se cadastra e tem acesso gratuito a referências de todo o mundo, não só em decoração, mas em todas as áreas que imaginar. No Pinterest você pode criar pastas e salvar as imagens que mais gostar, criando as suas referências pessoais, acessando-as sempre que quiser. Pode também compartilhar suas imagens para que se tornem referências para outras pessoas. O Pinterest ainda, guarda as suas preferências de busca e indica imagens ou pins, como são chamados, que podem te agradar, sempre que você entrar nele, vale a pena conferir.



Juntamente com esse processo de escolha de tema e busca por referências escolhi as cores que quero usar na decoração, claro que ainda podemos modificar alguma coisa e completar a paleta durante o percurso, mas essa é a paleta inicial de cores que quero usar.


Novamente para chegar nessas cores usei como referência aquela imagem da pipa de feltro, e nesse caso será uma paleta de cores contrastantes. O Vermelho e o verde, o azul com laranja, cores vivas e alegres.


As cores sempre conversam entre si, e na hora de escolher as cores de uma festa você deve entender o que as cores farão na composição da festa, nada é proibido, as combinações são infinitas e dependem muito do gosto de cada um. Não tenha medo de ousar, mas cuidado para não carregar demais nas combinações.


O Estudo das cores e suas combinações é bem amplo e não daria para explicá-lo todo aqui, acredito que nem seja o proposito desse post, se quiserem posso preparar um post especial só sobre isso. Por enquanto estão aqui alguns exemplos de combinações de cores, para você se inspirar.


Cores quentes


Cores Frias


Cores neutras


Cores Pasteis


Tom sobre tom


Cores em harmonia


As cores em um festa, podem ser combinadas de varias formas, em detalhes, nas peças de decoração, na papelaria, no bolo, nos doces, como fazer essas combinações é o que vai dar unidade a festa, você pode também, através das cores escolhidas, criar uma identidade para a festa, ou uma estampa que se repetirá na decoração. Por isso escolha bem as cores e explore todas as possibilidades que elas nos dão.

Quando formos criar os elementos para a festa entraremos mais fundo nesses conceitos e detalharemos o uso de cada cor.

Na decoração de festas, é, cada vez mais comum, se usar influências de várias áreas criativas, como artes plasticas, artesanato, arquitetura, designer, inclusive do mundo da moda. Esta tudo muito interligado, inclusive nas cores, é comum ver decorações de festas com as cores da estação, ditadas pelos grandes desfiles e semanas da moda, a formula secreta é a criatividade aliada a observação para perceber o que melhor atende a sua ideia.


Você pode e deve se atualizar sempre, e a todo momento, consultando revistas, sites, feiras, tudo que há de novo. Quanto as cores, se quiser ficar por dentro das que serão tendencias nas próximas estações você pode se manter atualizado através do site da empresa PANTONE, empresa americana que hoje é considerada autoridade em cores no mundo.


Assim, definir o tema e as cores de uma festa não é apenas escolher o que nos agrada mais, devemos estar atualizados com as novas tendências e possibilidades, para ai sim, juntar o gosto do aniversariante ou dos pais, as ideias de referências, a criatividade e a imaginação e propor uma decoração que atenda as expectativas e que, além disso, seja única naquilo que ela se propõe de melhor. Não devemos ficar presos a estilos e modelos pré definidos, tudo pode ser alterado e recombinado, o bom gosto pode ser adquirido, e, com a pratica, tudo fica mais fácil e divertido. Uma festa em casa como essa que estamos fazendo pode manter a essência das festas da nossa infância, ainda que use elementos e conceitos mais atuais.


Para vocês entenderem melhor e exercitar o processo criativo para uma festa, na nossa Inspirações dessa semana, eu mostro tudo sobre a escolha desse tema, referências, cores e muito mais. Nesse artigo falo especificamente da escolha do tema Pipas e Balões para essa festa, assim vocês podem ver mais detalhadamente esse processo, como surgem as ideias, e como desenvolve-las de forma criativa.


Para finalizar , conferindo o check-list


12 semanas antes da Festa


1)Escolher o Tema e as Cores para a festa. ok

Tema: Pipas e Balões

Cores: Vermelho, verde, azul e laranja


2)Fazer a Lista de Convidados. ok

Total Adultos: 30

Total Crianças: 15


3)Definir o local da festa: ok

Em casa


Gente por hoje é isso a semana que vem tem mais, espero vocês!

Deixem seus comentários aqui, eles são muito importantes.


Curtam nossa pagina no Facebook

E faça parte da nossa festa para receber as novidades em primeira mão.


Um Beijo até a próxima!




#aniversário #festaemcasa #homemadeparty #comofazerumfestaemcasa

25 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com