• Mapatele

Vamos fazer uma festa em Casa?


Hoje vamos falar sobre Homemade Party, parece um nome difícil, mas nada mais é que Festa feita em Casa, aquela festa que você coloca a mão na massa de verdade.

Apesar do nome em inglês, é um conceito antigo, que foi sendo reinventado e atualizado, a cada dia, no mundo das festas.


Era comum as mamães, produzirem as festas dos seus filhos em casa mesmo, festas familiares, intimas, cheias de carinho, e muitas vezes para economizar mesmo. As opções do mercado não eram tantas como agora nem tão acessíveis.


Hoje com a evolução do mercado de festas, e com as várias opções para festas, buffets, parques e atividades diferentes, muita coisa do tradicional se modificou pelo caminho, essa opção de festa acabou se modernizando e ganhando um certo prestigio. Por se tratar de uma festa super personalizada, cheia de detalhes, reacendeu o interesse de muita gente por elas, como uma nova tendência, inclusive muitos decoradores e profissionais da área de festas se especializaram nesse ramo e hoje essas festas ganham cada vez mais glamour e exclusividade.


Mas me lembro da essência da festa feita em casa, na infância minha mãe que produzia nossas festas, somos em quatro irmãs. Lembro-me, como se fosse ontem, das revistas que ela comprava com os moldes de painéis, lembrancinhas, enfeites de mesa, que com a ajuda de um papel carbono, cartolina, cola, tesoura e tinta, saiam das paginas das revistas e ganhavam vida lá em casa.


Eram festas teoricamente simples, mas cheias de sentimento e trabalho manual por trás, desde a decoração, os docinhos, salgadinhos, bolo, tudo feito em casa, Minha avó, meu tio e todas nós 4 ajudando, era proibido roubar um brigadeiro antes do dia da festa, mas sempre apareciam forminhas vazias na hora de colocar nas mesa do bolo.

Lembro do gosto do chantili batido na pequena batedeira, que minha mãe deixava a gente raspar na vasilha, lembro da mão suja de brigadeiro, do papel crepom de franjinha que enrolávamos as balas de coco, da roupa comprada especialmente para esse dia, da arrumação da casa, da expectativa da chegada dos convidados com os presentes, muitos sentimentos e recordações, muitas vezes registrada em apenas 24 fotos, se tivéssemos sorte, e o filme não queimasse.

As lembranças dessas festas são parte muito importante na minha vida e, acredito, que de muita gente. Depois que tive meu filho, passei a valorizar ainda mais esse tipo de lembrança. Não por saudosismo ou outra coisa do tipo, mas porque, através desse tipo de lembrança podemos reviver momentos mágicos, com todos os nossos sentido. São as lembranças mais vivas e sempre presentes, não importa a época, de uma forma ou outra, deixam marcas fortes. E como acredito que o verdadeiro motivo de Celebrar está ai, nas lembranças e sentimentos, que levaremos conosco durante a vida, acho muito importante que meu filho viva esse momentos também.

Aqui no ateliê é nosso foco principal. Nossos conteúdos e nossas produções visam resgatar esse tipo de festa, criando soluções para facilitar a vida dos festeiros que querem produzir festas mais exclusivas e cheias de significado. Fugindo um pouco, dessa onda de festas grandiosas, cheia de personagens e apelos comerciais.




Desde que comecei a trabalhar com decoração valorizo cada detalhe feito a mão, eles são a essência desse sentimento, e fazem de cada festa única, mesmo em grandes festas de casamentos, grandes produções, são os detalhes, que chamam atenção, é o carinho e o amor dedicado aquela festa que faz dela especial. E nada como uma festa infantil para vivenciar , resgatar, reinventar e manter vivo esse legado.


Com a todas as facilidades que temos hoje pode parecer simples demais fazer uma festa em casa, e sim, devemos aproveitar e fazer uso de tudo que veio para facilitar e inovar na produção de festas, mas, muitas vezes, somos bombardeados por muitas coisas, ideias e mais ideias, o que torna difícil decidir o que fazer e como fazer.


Dessa forma, para ajudar, em especial as mamães, mas também todos que quiserem se aventurar nessa jornada, nessa nova série, vamos produzir juntos uma festa, semana a semana.

Porem não é qualquer festa, ou uma festa fictícia, é a festa do meu filho, vocês saberão de mais detalhes nas próximas semana, então, com certeza, será uma produção cheia de carinho e amor, como tudo que faço na vida, mas de uma forma ainda mais especial. Vocês topam vir comigo nessa jornada.


Vou, de forma pratica, através do que aprendi durante esse anos, passar para vocês Como fazer uma festa, com resultados reais, em todos os detalhes.


Toda semana vou mostrar para vocês o que estou fazendo e como estou fazendo, inclusive os erros e acertos, tutoriais, moldes, videos, receitas, focando no resultado e dando dicas e truques para facilitar o trabalho e no final teremos o resultado, que ainda é uma surpresa pra mim tambem, mas tenho certeza que será uma Festa Feita em Casa com tudo que ela puder ter, e ser. Mãos à obra?


E para começar, e a gente não se perder pelo caminho, vamos criar um check-list de coisas a fazer.

Cada festa é única mas podemos usar um check-list padrão e adapta-lo para as nossas necessidades. O objetivo é simples devemos listar os itens a serem providenciados, e organiza-los dentro de um cronograma.


Quando vou pensar numa festa infantil, um tempo razoável para criação e produção é de 2 a 3 meses de antecedência , vamos trabalhar dentro desse prazo, 12 semanas, mas caso você ache que é pouco ou até muito tempo pode fazer os devidos ajustes.


Outro item importante do check list e determinar, além do que será feito, quem fará, se você mesmo, se vai alugar, comprar, encomendar, pedir para alguém fazer.

Assim vamos primeiro listar o que queremos, o que devemos providenciar, para a festa dar certo, de maneira simples e direta, depois podemos colocar prazos e definir as ações e prioridades.


Como estamos falando de um Festa feita em Casa, vamos supor que a maioria das coisas serão feitas em casa, por cada um de vocês, eu mesma farei boa parte da coisas e partilharei aqui com vocês, mas também é possível contratar vários serviços e produtos, darei algumas dicas durante essa jornada.

  1. Tema da Festa/ Cores

  2. Lista de Convidados

  3. Local da Festa

  4. Convite

  5. Decoração da festa/ elementos a serem usados na decoração/ a serem comprados ou produzidos.

  6. Lembrancinhas e mimos

  7. Comidas

  8. Doces

  9. Bolo

  10. Bebidas

  11. Serviços complementares (animação, brinquedos, etc)

  12. Música

  13. Fotografia/Filmagem

  14. Material para a festa. (Descartáveis, material de limpeza, etc)

  15. Roupas para a festa.


Para elaborar um check list devemos ter claro o objetivo, nesse caso é fazer uma festa, assim determinar o tema e as cores utilizadas serão o ponto de partida. A lista de convidados, como já vimos na série a Festa do Começo ao Fim, é o que vai quantificar o restante do que será necessário para festa. Dessa forma serão as prioridades a serem pensadas e realizadas. Na pratica 3 meses de antecedência é o ideal para definir esses dois itens e começar os preparativos.

A partir daí vamos separar cada item conforme o prazo para que ele esteja pronto ou disponível na data da festa, sem surpresas e correrias.

A contratação de serviços geralmente deve ser feita com pelo menos um mês de antecedência, se o serviço ou profissional a ser contratado for muito requisitado é melhor fazer a contratação antes, para garantir a vaga na agenda dele.

Um mês antes da festa os convites devem ser enviados, e o ideal é pedir a confirmação da presença que pode ser feita 2 semanas antes da festa.

As comidas que serão feitas em casa, juntamente com as que serão encomendadas fora, devem ser feitas na semana da festa o mais próximo possível do dia, e serem conservadas de maneira correta, garantindo a qualidade do alimento.

Na semana da festa também devem ser feitas as compras dos itens finais, que não serão produzidos com antecedência, como os materiais que serão utilizados na festa, bebidas, entre outros.

Um dia antes da festa deve se deixar o máximo que puder de coisas pronta e conferir se tudo está de acordo com o check list.

Para o dia da festa é recomendável que se garanta a tranquilidade, que se tenha tempo para se arrumar e curtir a festa o máximo que puder.


Se quiser um modelo do meu check-list completo você pode baixar o arquivo aqui.


Esse será o modelo que iremos usar. E a partir dele acompanharemos cada tarefa, começando a semana que vem.


Por hoje é isso, curta nossa pagina no Facebook e acompanhe as novidades.


No nosso Canal você vai encontrar dicas e tutoriais para colocar a mão na massa e deixar sua festa ainda mais especial, corre lá, se inscreva e não perca nenhuma novidade!


Se inscreva no site e saiba tudo que acontece por aqui. Vocês vão gostar.

Até semana que vem!



























#festaemcasa #decoraçãodefestainfantil #homeparty #DIY #comofazerumafestaemcasa #VamosfazerumafestaemCasa

31 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com