• Mapatele Ateliê de Festas

Serie: A Festa do começo ao fim - Convidados.


Nesse segundo capitulo da nossa Série sobre Organização de Festas vamos falar sobre Os convidados, como fazer uma lista de convidados e o que levar em consideração na hora de convidar para uma festa.


Quando preparamos uma festa o item decisivo para que tudo sai perfeito é, sem duvida, os CONVIDADOS, em especial a quantidade de convidados, pois é a partir desse número que todo seu planejamento e orçamento vão girar. Mas determinar esse número não é tarefa fácil, escolher quem irá fazer parte dessa lista e quem não fará, pode, inclusive, gerar muitos conflitos, saias justas, desconforto, entre outros problemas. Então o que fazer? Qual a solução para isso?


Mesmo que você tenha dinheiro de sobra e possa convidar todos aqueles que você conhece, a família toda, todos os amigos e conhecidos, aquele vizinho que você não tem muito contato, acredito que quando fazemos um festa temos que convidar pessoas realmente importantes na nossa vida e principalmente pessoas que estarão verdadeiramente feliz de compartilhar conosco esse momento. Senão será apenas uma festa para "inglês ver".


Hoje as festas estão cada vez mais personalizadas, cheias de detalhes para encantar, que não cabe convidar qualquer pessoa apenas para fazer volume.

O verdadeiro sucesso de uma festa está exatamente na experiência do convidado, de viver aquele momento com toda a emoção que foi planejada e é esperada. Assim só pessoas realmente importantes na nossa vida poderão compartilhar essa experiência verdadeiramente. Pessoas que levarão a lembrancinha para casa com um gostinho de quero mais!


Uma lista de convidados deve levar em conta o tipo de festa ou evento que você está fazendo; aniversário, casamento, batizado, chá de bebê, entre outros. Deve estar de acordo com a forma que essa festa deve acontecer para você; intima, familiar, evento marcante, mega festa e assim por diante. Deve respeitar seu orçamento, deve ser sua lista de convidados ou da pessoa homenageada na festa, não de terceiros, não para agradar alguém, deve contar com pessoas que deixarão sua festa ainda melhor e mais especial.


Por isso para fazer uma lista de convidados realmente VIPs, vou mostrar como deve ser feita essa lista, o que acho essencial, claro que você tem que adaptar a sua realidade. Pode criar uma tabela no computador, um um lista num caderno ou folhas, depois de pronta passe a limpo se precisa e tenha certeza que essa lista é muito importante.


Para ficar mais clara e objetiva vamos fazer em forma de perguntas. Serão 4 perguntas que determinarão o grau de proximidade e motivo para convidar cada pessoa, responda cada uma delas com calma, se for casamento os noivos devem responder e montar a lista juntos, mesmo sendo uma tarefa difícil tenho certeza que essas perguntas serão um boa forma de começar.


Vamos lá??




Pergunta 1 - Quais são as pessoas mais próximas, as que eu mais gosto e que faço questão de partilhar esse momento especial, as que não podem faltar?


Pergunta 2 - Quais são as pessoas que eu gostaria que estivessem presentes, pessoas que eu tenho um carinho especial e me trariam felicidade de encontrar nesse momento?


Pergunta 3 - Quais as pessoas que eu posso convidar, que de alguma forma participam da minha vida e se alegrariam com o meu convite?


Pergunta 4 - Quais as pessoas que devo convidar, pois fazem parte da minha família ou grupo de amigos e eu gostaria que estivessem presentes nesse momento?


Apesar de parecer poucas perguntas, as resposta determinarão o papel de cada pessoa em sua vida, então o resultado é bem complexo. Responda cada pergunta fazendo um lista resumida de nomes, como um rascunho, depois vá adicionando os prováveis acompanhantes, pessoas ligadas a elas que não colocou nessa primeira lista e que devem participar, mas deixe a lista separada por cada pergunta. Volte a ela sempre que lembrar de alguém. Pense reflita e faça uma lista que te faça feliz ao ler os nomes. Caso queira converse com pessoas próximas para conferir os nomes. Lembre-se que cada pergunta é simplesmente para te orientar na montagem de um lista, e você pode adaptá-las se ver a necessidade. Se quiser montamos um modelo de lista para facilitar, você pode baixa-lá, pode editar conforme a sua necessidade.


Ao final dessa tarefa terá um número aproximado de convidados, com esse número será possível calcular os seus gastos, o que vai precisar, determinar o lugar ideal para acomodar essas pessoas e, se for o caso, diminuir esse número, se ele se tornar inviável.


Não tenha medo, ao escolher os convidados de nossas festas, temos que levar em consideração a alegria que esse momento nos dará, e assim selecionar as melhores pessoas para compartilhar essa alegria.

Com essa lista também poderá pensar nos detalhes da festa com mais carinho sabendo com quem eles serão partilhados.


Com certeza absoluta essa lista não agradará a todos, mas ela deve atender ao que você espera para a festa, deve respeitar sua realidade e levar em consideração toda a dedicação e amor que você está investindo nessa festa.


Um brinde a todos que são especiais na nossa vida e nos dão motivos para celebrar!!!



Esse foi o capitulo desse mês da nossa serie, espero que tenham gostado, comente, se tiverem duvidas perguntem, terei um imenso prazer de esclarecer mais.

As opiniões e sugestões de vocês são muito importantes.

Compartilhe se achar que pode ajudar mais alguém.


Curta nossa pagina no Facebook .


Faça parte da nossa festa e receba notificação sempre que tiver conteúdo novo e nossas novidades.


Um beijos e até a próxima!!!


Se perdeu o primeiro capitulo confere aqui!



#SerieAFestadocomeçoaofimConvidados #Comofazeralistadeconvidados #comofazersuaprópriafesta

4 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com