• Mapatele

Serie: A Festa do Começo ao Fim.


Fazer uma festa não é tão simples quanto muitos dizem por ai, e também não é nenhum bicho de sete cabeças como parece. O que você precisa é ter foco e principalmente organização, seja para uma simples reunião com amigos ou um evento para muitas pessoas.

O principio é o mesmo o que muda é a quantidade de coisas e pessoas envolvidas. Assim nessa série vamos dar dicas de como fazer uma festa dar certo, além de economizar, inovar, simplificar, e mesmo assim garantir o sucesso do seu evento.

Para começar o planejamento é fundamental, ele deve contemplar todas as etapas e necessidades da festa, e principalmente atender a expectativa das pessoas envolvidas.

Mas por onde começar esse planejamento?

Vamos lá;

Planejando uma Festa

Para começa a planejar uma festa você precisa definir 5 pontos fundamentais, talvez não necessariamente nessa ordem;

  1. O tipo de Festa.

  2. O perfil da Festa.

  3. O numero de convidados.

  4. O tema ou estilo da Festa.

  5. O orçamento disponível para a Festa.

Esses 5 pontos darão a direção a seguir para a realização da festa, mas eles podem ser flexíveis, e se adaptarem conforme as necessidades que vão surgindo.

1- O Tipo de Festa.

Como o nome diz, se trata do tipo da festa que você vai organizar, pode ser um aniversário, casamento, batizado, confraternização.

2-O Perfil da Festa.

Tem a ver com o que se vai nortear as escolhas para a festa, será uma festa simples, intimista, familiar, requintada, um grande evento. A partir dai podemos definir outros itens como o número de convidados, quem convidar e quem não convidar, tema ou estilo da festa, local apropriado, quanto gastar;

3-Numero de Convidados

Esse item ajuda a definir o orçamento e ainda a viabilidade do evento. Dependendo do perfil da festa e do orçamento disponível esse número pode variar e se adaptar para que a festa seja possível, a quantidade de convidados está diretamente ligada ao perfil e ao orçamento da festa e é item fundamental no planejamento.

4-Tema ou estilo da festa

Aqui se define o gosto e expectativa das pessoas envolvidas na festa(noivos, aniversariante).

Por exemplo, numa festa infantil o tema, num casamento se será no campo, na praia, em um salão de festa, temático. Através da definição do tema ou estilo da festa é possível pensar e definir detalhes como decoração, comidas, bebidas, lembranças, etc. O tema ou estilo escolhido para a festa é onde a emoção e sonho se misturam e deve ser tratado com muito carinho.

5-Orçamento

Desses 5 itens talvez seja esse que definirá e configurará os outros. Definir um valor estimado para a festa ajuda a não se perder durante o processo e controlar os gastos, com certeza não é um valor exato, mas uma estimativa, que deve ser calculada com a ajuda de pesquisa de preços e orçamento de fornecedores e serviços.

O orçamento deve ser realista e de acordo com o perfil de quem vai arcar com os gastos, para não ter surpresas e nem decepções, além de garantir o pagamento de todos os serviços e fornecedores envolvidos.

Comece definindo esse itens, se possível faça uma planilha, ou tenha um caderno para anotar tudo relacionado com a festa, isso facilitará a organização e garantirá o seu controle sobre tudo que precisa ser feito.

Se gostou ou tiver alguma dúvida deixe seu comentário aqui.

Acompanhe essa série, nos próximos posts falaremos sobre os tipos de Festas, comidas e bebidas, convidados e muito mais.

Faça parte da nossa comunidade e receba notificações sobre novidades do site.

http://goo.gl/2QcEdd

Beijos

#planejamentodefestas #ideiasnovasparafestas #comofazersuaprópriafesta #façavocêmesmosuafesta #dicasdefesta #comofazerumafestagastandopouco #AFestadoComeçoaoFim

31 visualizações

mapatele@hotmail.com

São Paulo

Brasil

© 2016 por Mapatele.Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com